quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JOURNEY


Journey é uma banda americana de rock formada em 1973 em San FranciscoCalifórnia. A banda passou por diversas fases, sendo mais conhecida pelos sucessos na rádio no início da década de 1980, com uma série de baladas como "Faithfully", "Lights", "Open Arms", além de outras como "Lovin', Touchin', Squeezin'", "Don't Stop Believin'", "Any Way You Want It", "Separate Ways (Worlds Apart)" e "Wheel in the Sky".
O Journey é uma banda respeitada nos EUA, um dos ícones do AOR. Apesar de não desfrutar de muito prestígio por estas bandas, eles tem poucos mais fiéis admiradores aqui no Brasil.
O grupo foi iniciada em 1973 por dois ex-membros da banda de apoio de Carlos Santana. Neal Schon (g), junto a Greg Rollie (k/v), mais George Tickner (g/v), Ross Valory (b) e Prairie Prince (d) montavam a formação original do Journey. O nome Journey foi conseguido em um concurso organizado por uma rádio chamada KSAN-FM.
Eles estreiaram na festa de ano novo de 1973, diante de 10.000 pessoas, em São Francisco, e no dia seguinte tocaram para quase 100.000 no Hawaí. Sem um álbum de estúdio a banda fazia algumas apresentações para divulgar o projeto que visava tocar uma fusão de jazz com rock.

Em 74, Prairie Prince resolveu retornar a sua banda de origem (The Tubes) e foi substituído pelo jovem Ansley Dunbar. Após o lançamento do seu debut, George resolveu abandonar a banda para seguir carreira na medicina.
Os álbuns seguintes chamados de “Look into the Future” (76) e “Next” (77) não tiveram o resultado esperado e a banda sentia que faltava algo para poder deslanchar de vez. A banda começou a procurar um substituto para Tickner, que deveria ser um vocalista, pois eles achavam que um frontman estava fazendo falta. O escolhido foi Steve Perry que cantava no Alien´s Project. Steve fez um teste e foi aprovado, mas não pode assumir por obrigações contratuais.
Como o Journey tinha um compromisso urgente (abrir os shows do ELP) eles contrataram um outro vocalista chamado Robert Fleischmann (ex-Edgar Winter, Ex-Vinnie Vincent Invasion). Robert fez o show e chegou até a compor canções com a banda, como foi o caso de “Wheels in the Sky”, mas teve problemas de relacionamento com os integrantes e foi dispensado em seguida.
Steve veio definitivamente para o posto e a banda gravou “Infinity”, que tinha um toque mais comercial. O disco foi um sucesso e alcançou a 21º posição na Billboard, graças ao produtor Thomas Ray Baker que remoldou a sonoridade do grupo.
Todos estavam contentes, menos Ansley que decidiu sair para integrar o Jefferson Starship. Steve Smith chegava para ocupar o posto. A banda lançaria “Evolution” trazendo o hit “Lovin’ touchin Squeezin” que daria platina dupla para o Journey.
Em 80 sairia “Departure” e em seguida seria a vez do live album “Captured” (81).
Greg Rollie resolveu abandonar o barco após este disco. A banda ficou meio perdida por uns tempos, mas resolveram testar o tecladista de uma banda que abria seus shows chamada The Babys. Jonathan Cain ingressou no Journey em 1981 e se encaixou como uma luva, pois além de tocar muito bem, ele ainda escrevia e compunha. Esta nova formação criou o clássico “Escape” que colocou nada menos que 3 hits na parada americana. “Escape” alcançou o primeiro lugar nos E.u.a e ficou por um ano no top.
No ano seguinte foi lançado o disco “Frontiers” (83), que também não decepcionou, alcançando o segundo lugar nos EUA e o sexto no Reino Unido.
A esta altura, o Journey já tinha faixas como “Separatte Ways”, “Don´t Stop Believin” e “Any Way You Want It” cotadas como clássicos do rock’n roll, sem contar outras como “Open Arms” e “Faithfully” que eram hinos para os apaixonados. O Journey estava entre as bandas mais populares as América, isto sem contar as aparições que a banda fazia em trilhas sonoras, como é caso de “Only the Young” para o filme “Vison Quest” do qual tambem participou DIO, além de um filme japonês que ficou todo a cargo da banda, em que podemos destacar a faixa “Ask the Lonely”.
Mas a banda começava a ter problemas. Achavam que Steve Perry estava tendo crises de estrelismo, pois lançou um bem sucedido disco solo e estava se achando o dono da bola. A situação piorou quando ele foi chamado para cantar no projeto USA For Africa.
Ross Valory e Steve Smith resolveram deixar a banda. Steve ainda tocaria em algumas faixas do novo álbum que se chamaria “Raised on Radio” e sairia em 1986 apenas.
“Raised on Radio” traria músicos convidados como Larry Londin, Randy Jackson e Bob Glaub. Apesar de não ser um disco ruim, ele marcava um sério declínio na popularidade da banda.
Com isso tudo, eles resolvem se separar e seguir cada um seu caminho. Esses caminhos tiveram nomes: Bad English e The Storm.
Em 91, Schon, Cain e Perry ainda se reuniriam para um show tributo em memória de Bill Graham, mas o Journey ainda era carta fora do baralho.
O retorno oficial foi ocorrer em 96 quando o trio se juntou outra vez a Smith e Valory para o lançamento de “Trial by Fire”. O álbum teve uma boa repercussão nos EUA apenas. Com este disco o Journey foi indicado pela primeira vez para o Grammy, graças à faixa “When you Love a Woman”. Isto causou um clima estranho no grupo, por que na verdade a indicação para o Grammy estava relacionada a melhor performance vocal, então o mérito era mais de Steve do que da banda.
Um ano depois Steve Smith abandonaria o posto outra vez e daria lugar a Deen Castronovo (Ex-Ozzy, ex-Bad English).
Quando tudo parecia pronto para a banda cair na estrada, Steve Perry que já vinha tendo problemas na voz, descobriu que estava com problemas respiratórios sérios. Para agravar a situação, ele ainda sofreu um acidente que o deixou bastante machucado.


Mais tarde apareceu um convite para mais uma trilha sonora, desta vez para o filme “Armageddon”. A banda convidou o vocalista Steve Augeri (ex-Tyketto, ex-Tall Stories) para cantar na música e o resultado foi tão bom que tempos depois ele foi anunciado como novo integrante.
Esta formação debutou em 2000 com o disco “Arrival”, que teve boa repercussão, já que a banda continuava a mesma, e o timbre de Augeri era muito parecido com o de Perry, além do fato de que Castronovo não deixava ninguém sentir saudades de Steve Smith.

Fizeram uma turnê pelos EUA e gravaram um show ao vivo em Las Vegas. Terminada a tour eles entraram em estúdio outra vez e lançaram “Red 13”.
Atualmente eles vem fazendo shows em cassinos, com um repertório direcionado a um público de meia idade.

Integrantes

Formação atual

Ex-integrantes

Discografia

Álbuns de estúdio

  • Journey (1975)
  • Look into the Future (1976)
  • Next (1977)
  • Infinity (1978)
  • Evolution (1979)
  • Departure (1980)
  • Dream, After Dream (1980)
  • Escape (1981)
  • Frontiers (1983)
  • Raised on Radio (1986)
  • Trial by Fire (1996)
  • Arrival (2001)
  • Generations (2005)
  • Revelation (2008)

Compilações

  • In the Beginning (1980)
  • Captured (1981)
  • Greatest Hits (1988)
  • The Ballade (1991)
  • Time³ (1992)
  • Greatest Hits Live (1998)
  • The Journey Continues (2001)
  • The Essential Journey (2001)
  • Red 13 (2002)


CAPAS DOS DISCOS

Imagem
REVELATION

Generations: 2005

Arrival: 2001

Greatest Hits Live: 1998

Trial by Fire: 1996

Greatest Hits: 1988

Raised on Radio: 1986

Frontiers: 1983

Captured: 1981

Escape: 1981

Departure: 1980

Evolution: 1979

Infinity: 1978

Next: 1977

Look Into the Future: 1976

Journey: 1975


CURTAM AGORA O VIDEO:


Journey - Wheel In The Sky




Download musica - JOURNEY - Wheel In The Sky
Para Download Clike Aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário