quinta-feira, 7 de outubro de 2010

DIO

Dio foi uma banda de heavy metal criada por Ronnie James Dio (1942-2010) em 1982 após sua saída do Black Sabbath. Em entrevista disponível na edição especial do álbum Holy Diver, Dio disse que nunca teve intenção de começar um projeto solo e sim apenas formar uma nova banda, juntamente com o baterista ex-Black SabbathVinny Appice. Mas Dio acabou sendo o nome da banda por acidente, e o nome simplesmente pareceu bom para a banda. Foram convidados também para a banda o guitarrista Vivian Campbell (Whitesnake,Def Leppard), o ex companheiro de banda de Dio na época do RainbowJimmy Bain.   
Biografia
Em Maio de 1983 a banda solo do vocalista Ronnie James Dio, lança seu primeiro Album, "Holy Diver", que é considerado a obra-prima da fase solo de Ronnie, o clássico foi considerado pela Warner Bros. como um dos mais bem vendidos. Ronnie chama para sua banda nessa época, um grupo de musícos de primeira: seu ex-companheiro no Black SabbathVinny Appice.O jovem e virtuoso Vivian Campbell.E o seu ex-companheiro de banda na época do RainbowJimmy Bain.Neste álbum Ronnie gravou os teclados em estúdio, mas deixou a cargo de Claude Schnell a função de tocar teclados nos shows, a partir do começo de 1984.
No ano seguinte, no dia 2 de Janeiro de 1984, Dio lança seu segundo álbum, "The Last in Line", e a banda parte para uma turnê mundial. Seus show tinham cenários grandes e extravagantes, que contavam com dragões cuspindo fogo, lasers, e encenações.No ano seguinte já em 1985 dio lança seu terceiro álbum, "Sacred Heart" no dia 15 de Agosto.A turnê, desse terceiro LP rendeu o quarto disco de sua carreira solo, um ao vivo chamado de "Intermission", que surpreendeu os fãs com uma faixa inédita, tocada ao vivo.
Ainda em 1985 Dio que era também um grande produtor adorou a idéia de seus companheiros de banda Jimmy Bain e Vivian Campbell e aproveitou o sucesso de "We Are The World" para reunir diversos músicos do rock (por volta de 40 músicos incluindo, Rob Halford,Don Dokken,Geoff TateYngwie MalmsteenAdrian Smith e Dave Murray entre outros), nos estúdios da A&M Records em um projeto chamado "Hear'n Aid" que visava arrecadar fundos para crianças na áfrica. Eles gravaram uma música juntos como em We Are The World, no estilo rock 'n' roll, o nome da música era "Stars".
Em 1986 Vivian Campbell deixa a banda Dio, para se unir ao Whitesnake, logo ele foi substituído por Craig Goldy do banda Giuffria. E no dia 21 de Julho de 1987, eles lançaram seu quarto álbum de estúdio "Dream Evil", Ronnie afirmou que nunca gostou muito desse álbum, pois o considerava muito inferior ao seus antecessores.
No começo de 1988 Craig Goldy deixa a banda. Ronnie anuncia em 1989 um concurso para selecionar um novo guitarrista, o escolhido surpreendeu, pois tinha apenas 16 anos na época, seu nome era Rowan Robertson. Bain, Appice, e Schnell deixam a banda, e logo foram substituídos por Teddy CookSimon Wright e Jens Johansson. Em 1990 a nova banda lança o álbum "Lock Up the Wolves". Ronnie demite Rowan por achar ele imaturo na época. Logo depois Ronnie deixa a banda, e se junta novamente com seus ex-companheiros noBlack Sabbath.
Após sua saída novamente do Black Sabbath, Ronnie trouxe Appice de volta para a banda, e convidou o baixista Jeff Pilson, o guitarrista Tracy Guns, e o tecladista Scott Warren. Nessa fase da banda, Dio adotou um som mais moderno, decepcionando grande parte dos fãs, eles lançam os álbuns "Strange Highways" em 1994, e "Angry Machines" em 1996. Vale apena citar que Angry Machines é considerado por muitos dos fãs de Dio o pior álbum da história da banda, crédito a Tracy G que foi demitido alguns anos depois.
Em 1998 Dio lança um álbum ao vivo chamado "Inferno: Last in Live", repleto de ótimas músicas, da fase solo, Rainbow e Black Sabbath. Pórem o álbum foi alvo de forte críticas, direcionadas novamente a Tracy G, que não era nem um pouco fiel as músicas antigas. Ronnie tinha certa empatia com o jovem, achava seu som atual, mas ele era vaiado sem todos os shows, e por fim deixou a banda. Em junho de 1999, Ronnie pede o retorno de Graig Goldy, que aceita voltar a banda. Tracy G pede para voltar como guitarrista de base, porém o proposta e vetada por Ronnie.
No ano de 2000 Dio lança o álbum "Magica", que foi um grande presente para os fãs, pois não apenas marcava uma volta por cima, depois dos seus dois últimos álbuns, mas também a volta de Simon Wright e Jimmy Bain à banda, o álbum lembrava o som antigo da banda, e os teclados soavam mais modernos, o projeto foi aprovado não somente pelos fãs, mas também pelos críticos. Na turnê seguinte, houve um conflito entre Goldy de um lado, e Ronnie e Bain de outro. Goldy não satisfazia as necessidades da banda, pois tinha muitas obrigações familiares que o comprometiam. Goldy deixa a banda em Janeiro de 2002 e é substituído por Doug Aldrich (Whitesnake), guitarrista que Bain conheceu durante as gravações de um tributo para o Metallica. Por causa da chegada tardia, Aldrich não participou muito do nono álbum de estudido de Dio, "Killing The Dragon", que foi escrito em sua maioria por Ronnie e Bain. Killing The Dragon foi muito bem aceito pelos fans, e trazia um ar bem como os primeiros álbum do Dio.Aldrich permanesceu na banda ate abril de 2003, quando se juntou novamente ao Whitesnake e foi substituído por Goldy que voltou a banda.
No dia 7 de Setembro de 2004, é lançado no Estados Unidos, o décimo álbum da carreira solo de Dio, "Master of the Moon" foi o título do álbum, este álbum era para ser a segunda parte da trilogia do Magica que foi prometida por Ronnie. Jeff Pilson foi convidado para as gravações do álbum, mas não pode permanecer para a turnê, e foi substituído por Rudy Sarzo.
Em 2005 e lançado em CD "Evil or Divine - Live in New York City" que foi previamente lançado em DVD no ano de 2003. No mesmo ano, Dio partiu em turnê mundial, e teve a idéia de montar novamente o set de Holy Diver, a idéia fez tanto sucesso que ele decidiu lançar o álbum ao vivo, "Holy Diver Live". O álbum foi lançado em cd duplo, sendo que no primeiro cd ele cantava o álbum Holy Diver inteiro e no segundo sucessos variados de sua carreira.
Em 2009, mais precisamente no dia 19/11/09, Dio foi hospitalizado e o motivo foi escondido pela sua mulher e empresária Wendy. Dias depois veio a confirmação que Dio tinha sido diagnosticado com câncer no estômago. O vocalista recebeu apoio de vários líderes de bandas de heavy metal, como Rob Halford(Judas Priest) e Sigurd "Satyr" Wongraven, (Satrycon).
Lamentavelmente, no dia 16 de maio de 2010, as 7:45am, Dio morreu. Sua esposa colocou em seu site oficial uma declaração a um dos maiores icones da história do heavy metal. Aqui o texto(original e tradução):
"Today my heart is broken, Ronnie passed away at 7:45am 16th May. Many, many friends and family were able to say their private good-byes before he peacefully passed away. Ronnie knew how much he was loved by all. We so appreciate the love and support that you have all given us. Please give us a few days of privacy to deal with this terrible loss. Please know he loved you all and his music will live on forever." "Meu coração está partido, Ronnie morreu às 7h45. Muitos amigos e familiares puderam dizer adeus antes dele morrer tranquilamente”, postou Wendy. “Por favor, nos dêem alguns dias de privacidade para lidarmos com essa terrível perda. Saibam que ele amava vocês e sua música vai viver para sempre"
- Wendy Dio
O lendário Ronnie James Dio, deixa um vazio no mundo do heavy metal. Aos 67 anos deixa para o mundo uma obra musical incontestável e para todos que apreciam a boa musica, feita com paixão e dedicação, fica o exemplo de uma pessoa que passou pelo mundo e fez a diferença no que se propos a fazer.

Integrantes


                   

Antigos integrantes

Albuns de estúdio

Discografia

Albuns ao vivo

Coletâneas

Videografia

DVD/VHS

Videoclipes

  • Holy Diver (1983)
  • Rainbow in the Dark (1983)
  • The Last in Line (1984)
  • Mystery (1984)
  • King of Rock 'n' Roll (1985)
  • Rock 'n' Roll Children (1985)
  • Hungry for Heaven (1985)
  • All the Fools Sailed Away (1987)
  • Wild One (1990)
  • Push (2002)

CAPA DOS DISCOS
Pena que perdemos um grande icone do Rock'n Roll 
Veja a História de um dos grandes vocalistas de Rock'n Roll de todos os tempos:


Biografia

Ronnie James Dio, nome artístico de Ronald James Padavona (Portsmouth, 10 de julho de 1942 — Houston16 de maio de 2010) foi um músico e compositor de heavy metal norte-americano, mais conhecido como vocalista das bandas Rainbow e Black Sabbath.
Ronnie adotou o sobrenome "Dio" em homenagem a um mafioso italiano, Johhny Dio. Ainda na escola, formou com colegas a banda derockabilly[1][2] Vegas Kings que, após mudar de nome várias vezes (sendo chamada de Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves e The Elves), finalmente tornou-se conhecida como ELF.
Em meados dos anos 70 foi chamado para cantar no Rainbow de Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple), onde gravou quatro álbuns. Após deixar o Rainbow, foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, permanecendo com a banda até 1983.
No mesmo ano, lança um álbum solo, Holy Diver. Nele estão Vinny Appice, que também tinha saído do Sabbath e acompanhou Dio, seu antigo companheiro de Rainbow Jimmy Bain e o guitarrista Vivian Campbell (atual Def Leppard). Holy Diver foi muito bem aceito e deixou clássicos como a faixa-título, "Stand Up and Shout", "Don’t Talk to Strangers" e a mais famosa "Rainbow in the Dark".
Embalado com o sucesso, Dio solta mais um álbum em 1984 chamado The Last in Line. Também muito bem aceito pelo público e pela crítica, trazia a mesma fórmula de Holy Diver. Foi este álbum que levou a banda a uma enorme turnê mundial seguida do seu primeiro vídeo oficial. Os músicos são os mesmos do trabalho anterior, com adição do tecladista chamado Claude Schenell.
Em 1985 lança Sacred Heart, cuja turnê rendeu um vídeo ao vivo, Sacred Heart Live.
Em 1986 sai um EP ao vivo chamado Intermission com seis músicas onde as que se destacam são "King of Rock and Roll", "We Rock" e "Rainbow in the Dark" e uma faixa inédita de estúdio "Time To Burn" apresentando o novo guitarrista Craig Goldie que substituiu Vivian Campbell durante a turnê de Sacred Heart.
Em 1987 é lançado Dream Evil, e Dio só volta a aparecer em 1990 com Lock up the Wolves. A formação da banda é totalmente diferente das passadas. Os músicos são Rowan Robertson (guitarra), Simon Wright (bateria), Teddy Cook (baixo) e Jens Johansson (teclados).
Em 1992 Dio volta ao Black Sabbath e grava mais um álbum chamado Dehumanizer. Neste mesmo ano sai uma coletânea intitulada Diamonds The Best Of com vários clássicos da banda Dio.
No ano seguinte, Dio lança Strange Highways, seguindo a mesma linha de Dehumanizer. Em 1996 sai Angry Machines, com uma banda composta por Tracy G (guitarra), Jeff Pilson (baixo) e Vinny Appice (bateria).

Dio em apresentação no Rio de Janeiro em julho de 2006
Vieram ao Brasil para tocar junto com Bruce DickinsonJason Bonham Band e Scorpions no final de 1997. Neste mesmo ano saiu uma coletânea chamada Anthology. Em 1998 sai um CD duplo ao vivo chamado Dio’s Inferno - The Last in Live, que traz clássicos como, "Holy Diver", "Don’t Talk to Strangers", "The Last in Line", e "The Mob Rules" (homônima do disco do Black Sabbath), "Mistreated" (do Deep Purple) e "Catch the Rainbow" (do Rainbow) entre outras. Algo relativo à volta do Rainbow havia sido mencionado mas com a morte do baterista Cozy Powell, a notícia permaneceu apenas como boato.
Em 2000 lança Magica, um álbum conceitual que traz de volta o estilo clássico de Dio de compor, com letras sobre magia, dragões e bruxas. Sua banda contou com a volta do magnífico Craig Goldie (guitarra), o seu fiel escudeiro Jimmy Bain (baixo), Simon Wright (bateria) e Scott Waren (teclados). No final de 2001 Goldy decide deixar a banda alegando problemas familiares e para seu lugar é recrutado o guitarrista Doug Aldrich. Com novo line up, Dio entra em estúdio e em 2002 sai Killing the Dragon que procurou repetir a mesma forma do anterior porém com um pouco mais de rapidez e peso.
Em 2003 sai seu primeiro DVD oficial, Evil Or Divine e, em 2004, o último trabalho de estúdio, Master Of The Moon, que contou com o seguinte line-up: Ronnie James Dio no vocal, Craig Goldy na guitarra, Jeff Pilson no baixo, Simon Wright na bateria e Scott Warren nos teclados; porém, quem ocupou o posto de baixista na turnê foi Rudy Sarzo.
Em 15 de julho de 2006 Dio voltou ao Brasil, desta vez trazendo a tour Holy Diver Live em comemoração aos 23 anos de lançamento do clássico discoHoly Diver. U
Em 2007 reuniu-se com os antigos companheiros de Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, para excursionarem na promoção do álbum Black Sabbath - The Dio Years. Neste álbum estão grandes clássicos como "Neon Knights", "Die Young", "Falling Off The Edge Of The World", "The Mob Rules" e três músicas novas compostas especialmente para este disco: "The Devil Cried", "Ear in the Wall" e "Shadow of the Wind".
Dio também ajudou a criar uma das maiores tradições do heavy metal. No documentário "Metal - a headbangers journey" ele é citado como o criador do Maloik, o "chifrinho" feito com as mãos, imitado por fãs do gênero no mundo inteiro. Segundo ele, o símbolo era usado por sua avó italiana, e servia para afastar (ou provocar) o "mau olhado".
Para promoverem a coletânea os quatro se reuniram sob o nome Heaven and Hell para uma turnê mundial de um ano. Um dos shows em Nova Iorque da turnê é gravado e lançado sob o nome de Live From Radio City Music Hall, dando uma "geral" em toda a discografia de Dio com o Black Sabbath. Em 2008, é lançado um box set com toda a discografia de Dio à frente do Black Sabbath, chamado The Rules Of Hell, e os músicos anunciam que entrariam em estúdio para gravarem um novo álbum, batizado de The Devil You Know, lançado em abril de 2009.

Doença e morte

Em 25 de novembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que ele havia sido diagnosticado com câncer de estômago:
"Ronnie foi diagnosticado num estágio inicial de câncer de estômago. Estamos iniciando o tratamento imediatamente na Mayo Clinic. Após Ronnie matar este dragão, ele estará de volta aos palcos, aos quais ele pertence, fazendo o que ele mais ama, cantando para os seus fãs. Vida longa ao rock and roll, vida longa a Ronnie James Dio. Obrigada a todos os amigos e fãs de todas as partes do mundo que enviaram mensagens de boas melhoras. Isto realmente tem nos ajudado a manter nosso espírito forte."
— Wendy
Em março de 2010, Wendy publicou uma atualização online sobre sua condição:
"Ronnie fez sua sétima sessão de quimioterapia, outra tomografia computadorizada e outra endoscopia, e os resultados são bons — o tumor principal tem encolhido consideravelmente, e nossas visitas à clínica em Houston são agora a cada 3 semanas, e não mais a cada 2 semanas."
— Wendy
Dio iniciou o tratamento com a doença ainda no estágio inicial e havia diminuído o número de shows nos últimos meses. Em 4 de maio de 2010, o Heaven and Hell anunciou que eles estavam cancelando todas as apresentações que ocorreriam no verão por causa da condição de saúde de Dio.
Dio morreu às 7:45 da manhã (horário local) de 16 de maio de 2010, de acordo com as fontes oficiais.
Wendy disse no site oficial de Dio:
"Hoje meu coração está partido, Ronnie morreu às 7:45 da manhã de 16 de maio. Muitos, muitos amigos e familiares puderam se despedir privativamente antes que ele fosse embora pacificamente. Ronnie sabia o quanto ele era amado por todos. Nós agradecemos o amor e o apoio que vocês têm nos dado. Por favor, nos deem alguns dias de privacidade para lidar com esta terrível perda. Por favor, tenham certeza que ele amava vocês todos e sua música viverá para sempre."
— Wendy

Discografia

Com Elf

Com Rainbow

Com Black Sabbath

Como Dio

Com Heaven and Hell

Participações

Tributos

"DIO" você será sempre lembrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário