Confira agora uma lista com a origem de alguns nomes das Bandas de Rock mais famosas (ou não) do mundo.



1000 Homo Dj’s – Al Jourgeson e alguns amigos estavam ouvindo um remix não autorizado dos Revolting Cocks. Jim Nash, da Wax Trax Records afirmou então que os únicos que se interessariam pelo remix seriam 1.000 DJ’s homossexuais.
10000 Maniacs – Inspirado no filme de terror “2000 Maniacs”.
10CC – A ejaculação média de um homem é de 9cc. Possivelmente os membros desta banda se acham um pouco mais machos do que a média. Antes eles eram chamados de Hotlegs e chegaram a gravar um compacto para a Apple Records, possivelmente com um terceiro nome.
24-7 Spys – A rapaziada estava à procura (espionando) por sexo 24 horas por dia, 7 dias da semana.
311 – Este é o código policial para atentado ao pudor. A policia havia prendido um membro da banda por nadar nu em local público quando tinha 16 anos. Ele foi levado algemado para casa ainda nu. Os demais membros da banda acharam a história hilária e a banda ganhou seu nome.
60 Ft. Dolls – O trio biritava e conversava com um amigo em comum que colecionava brinquedos da década de sessenta. O vocalista mais tarde, sonhou com um alienígena que lhe disse para batizar sua banda com esse nome tão peculiar (Bonecas de 60 pés de altura).
7 Year Bitch – Brincadeira com o nome do filme “The 7 Year Itch”.
764-Hero – Placas nas estradas de Seattle instruiam o povo a delatar quem jogasse lixo nas ruas através do numero 764-HERO (ou seja 4976).
808 State – O nome homenageia a bateria eletrônica Roland TR 808.
88 Fingers Louie – Nome de um ladrão de pianos que vende um “Stoneway” legitimo para Fred em um dos episódios dos Flintstones.
A Certain Ratio – Uma frase tirado da uma música de Brian Eno.
A&M Records – As iniciais dos donos (Herb) Alpert e (Jerry) Moss.
Abba – Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.
AC/DC – A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).
Aerosmith – O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.
Afghan Whigs – Segundo Greg Dulli Rick McCollum, o nome foi roubado de um grupo branco de motoqueiros muçulmanos pacifistas da década de 60. Possivelmente trata-se de apenas uma brincadeira.
Agent Orange – Eles são de Orange County, Califórnia. Agente Orange (agente laranja) é um desfolhante químico a base de dióxido muito usado durante a guerra do Vietnã.
Air Supply – Graham Russell sonhou que viu um letreiro luminoso de um teatro com esse nome cerca de cinco anos antes de a banda assinar seu primeiro contrato.
Alan’s Fear – Essa banda de Arizona queria que o amigo Alan, tocasse a bateria. Mas Alan tinha medo de punk.
Alice Cooper – Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao “jogo-do-copo” difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista.
Alice In Chains – Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.
Alien Ant Farm – Segundo o guitarrista Terry Corso: “Um dia eu imaginei como seria legal se um bando de alienígenas tivesse criado o planeta só para ficar nos observando, como uma fazenda de formigas (ant farm), e achei a idéia legal.”
Alter Bridge – A banda é de Detroit, cidade natal de Mark Tremonti. Alter Bridge é uma ponte que divide a cidade em dois; de um lado moram os ricos e bonitinhos e do outro lado os pobres e feios, por isso a capa do CD, de um lado claro e do outro lado sombrio. (Michel Barbosa)
Amboy Dukes – Nome de um livro escrito por Irving Shulman sobre uma gang de rua de 1942 no Brooklyn. Ted Nugent pertencia à banda antes de fazer carreira solo.
Android Sisters – Paródia das Andrews Sisters, grupo vocal careta.
Angra – O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à “Deusa do Fogo”) e por parecer o adjetivo “Angry” (em inglês, raivoso).
Animals – Eric Burdon: “Nós eramos como uma gangue, e havia um cara no grupo chamado Animal Hogg, e ele era um ‘animal’ entre os combatentes do Vietnã. Percebemos que seria um ótimo nome pra uma banda”.
Anthrax – É o nome de um microorganismo desenvolvido para guerra bacteriológica. Ficou famoso após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando a banda chegou a cogitar mudar de nome.
Antietam – Nome de uma batalha durante a guerra civil americana.
Arhoolie – Hoolie é gíria para “field hollar”, trabalhadores e suas canções de trabalho cantadas nos campos. A banda pertence à Archival Records de onde saiu o “AR” antes do nome.
Army Of God – “O Exercito de Deus” é o nome de um grupo militante contra aborto que são suspeitos de seqüestro e de plantarem bombas pela cidade de Atlanta. A banda usa imagens satânicas, chupam sangue uns dos outros no palco e basicamente gostam de chocar o público.
Art Of Noise – Nome de manifesto escrito pelo Italiano Luigi Russolo em 1913. Russolo inventou a máquina de fazer barulho, escreveu partituras para ela e gravou sons ambientais.
Aswad – Palavra Árabe que significa preto.
Audioslave – Primeiro, a banda foi batizada Civilian. Mas acontece que já existia uma banda de nome Civilian, e foi preciso procurar outro nome. Chris Cornell (vocalista) sugeriu Audioslave e ninguém na banda ousou discordar. Só que também já existia um Audioslave. Desta vez, a banda resolveu entrar em acordo com a banda homônima para continuar sendo Audioslave. (Colaborou: Leonardo Apolinário)
Autoramas – O nome bastante sonoro denominava um brinquedo com carrinhos de corrida da década de 80.





B. B. King – Abreviatura para “Blues Boy King”.
B52 – Nome de um penteado em formato de torre que por sua vez recebia o mesmo nome de um avião de bombardeio.
Baader Meinhof – É o nome de um grupo terrorista alemão dos anos 70.
Babes In Toyland – Nome de filme estrelado por Laurel & Hardy (O Gordo e o Magro) em 1934.
Bachman-Turner Overdrive – Nome de família dos membros da banda, Randy, Robby e Tim Bachman, Fred Turner e mais uma homenagem à revista de caminhoneiros Overdrive. O nome original da banda era Brave Belt.
Bad Company – O nome foi baseado em um filme de 1972 estrelado por Jeff Bridges.
Bad English – Vem do jogo de pool (variação de sinuca utilizando quinze bolas). Colocar “english” na bola é faze-la girar sobre si, para ganhar certo efeito. Eles não eram bons nesta manobra.
Badfinger – Vem de Bad Finger Boogie, nome inicial para a canção “A Little Help From My Friends” dos Beatles. Eles se chamavam the Iveys quando a Apple Records os contratou e gravaram um Lp, “Maybe Tomorrow”, além de dois compactos com esse nome. A maioria do material deste LP foi reeditado como parte do disco de estréia, já como Badfinger, em “Magic Christian”, trilha sonora do filme homônimo.
Bananarama – Junção dos nomes de um programa infantil dos anos 60, “The Banana Splits”, com a música “Pyjamarama”, do Roxy Music.
Band Of Susans – Parodia para Band of Gypsies. Três membros se chamam Susan.
Bangles – Bangles é um ornamento para ser usado em braceletes ou tornozeleiras. Eles queriam se chamar de The Bang porem já existia uma banda com esse nome. Antes ainda se chamaram Supersonic Bangs, nome tirado de um um estilo de cabelo da década de 60.
Bare Naked Ladies – Enquanto entediados aguardando um concerto do Bob Dylan, alguém da banda imaginou um garoto vendo uma mulher nua pela primeira vez. Gostaram do nome por este oferecer a idéia de sexualidade e inocência além de chamar a atenção.
Bauhaus – Nome de escola de arquitetura e estilo de desenho gráfico originada de 1919. A banda chegou a se chamar Bauhaus 1919.
Bay City Rollers – Eles pegaram um mapa e cravaram uma tachinha cegamente. A tacha marcou a cidade de Bay City em Michigan.
Beastie Boys – Beastie quer dizer animalesco. Porém o nome dessa banda é na verdade um acrônimo para “Boys Entering Anarchistic States Toward Internal Excellence” (Rapazes Entrando em um Estado Anárquico Visando a Excelência Interna).
Beatles – Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, “Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?”, uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.
Bee Gees – Como em BG’s, ou seja, Brother’s Gibb. Curiosamente duas pessoas que ajudaram o então quinteto australiano se chamam Bill Goode e Bill Gates (um DJ local).
Belle & Sebastian – Nome de programa infantil da televisão francesa. A banda vem de Glasgow, Escócia.
Ben Folds Five – Na verdade um trio formado pelo tecladista Ben Folds. Achavam que soava melhor foneticamente a palavra FIVE (cinco) ao invés de THREE (três). De qualquer modo, seu publico geralmente acha que eles fazem um barulho equivalente a cinco pessoas.
Berserkr – Nome de guerreiros da antigüidade que se vestiam com peles de urso, comiam cogumelos alucinógenos e invadiam cidades e vilarejos com fúria psicótica.
Bettie Serveert – Holandês para Bettie Serve. Bettie (Stove) é uma tenista holandesa da década de 70.
Big Audio Dynamite – Jane, do Sigue Sigue Sputnik, sugeriu as letras B.A.D. Foram considerados outros nomes como “Before Alien Domination” e “Black and Decker”.
Big Star – Nome de uma cadeia de supermercados no sul dos Estados Unidos.
Bikini Kill – Lois Maffeo e Rebecca Gates da banda Spinanes certa vez se vestiram de gorilas e se chamaram Bikini Kill. Toby Vail ligou para eles pedindo permissão para usar o nome.
Billy Idol – Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo “idle” (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.
Biquini Cavadão – O grupo se formou no Colégio São Vicente de Paula. Tocando covers de Kid Abelha e Paralamas, receberam do amigo Herbert Vianna, a sugestão do nome do grupo. Herbert que impressionado com a juventude do grupo, que saia da adolescência, disse: “Se eu tivesse essa idade, tudo que eu queria era pensar em: mulheres, carros, biquini cavadão…”. Daí o nome. (Colaborou: Leandro Silva)
Birthday Party – Nome de uma peça teatral de Harold Pinter. Nick Cave era o vocalista ainda no inicio dos anos 80.
Black Crowes – O nome original da banda era Uncle Crowe’s Garden, tirado de historia infantil.
Black Fag – Paródia da banda Black Flag. “Fag” é gíria para homossexual.
Black Flag – A bandeira preta é a bandeira dos piratas. É também uma marca de inseticida. Quando Adam Ant tocou na Califórnia, membros da banda distribuiram bottons com os dizeres “Black Flag kills ants!” (Black Flag mata formigas). Ainda segundo Henry Rolins, se inspiraram no nome do Black Sabbath.
Black Metal – Essa banda nórdica tirou seu nome do segundo disco do Venom de 1982.
Black Sabbath – Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.
Black Uhuru – Uhuru é Swahili (língua que se fala em Uganda) para liberdade, portanto o nome quer dizer Liberdade Negra.
Black Velvet Flag – Outra parodia da banda Black Flag.
Blind Guardian – Segundo Hansi Kürsch: “Nós gravamos nosso debut álbum, Battalions Of Fear, mas mudamos o nome da banda durante a gravação porque percebemos que todos que compravam nossas demos nas lojas encontravam na sessão de black metal, o que não era nosso objetivo. A razão para isso era o nosso nome, Lucifer’s Heritage, que não condizia como nosso estilo de música. Então nós entramos em nosso estúdio e fizemos uma lista com nossos nomes favoritos para sugestão. Por alguns dias nós nomeamos como – devido a uma música do Metallica – Battery, mas nossos amigos mencionaram que não era uma boa idéia. Nós pegamos uma outra sugestão Raging Waters – devido à famosa música do Testament – mas nós escolhemos a minha sugestão.” Retirado do BlindGuardianWeb (www.blindguardianweb.com.br).
Blink-182 – Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra “fuck” no filme “Scarface”.
Blondie – Segundo Debbie Harry: “Eu sempre fui chamada de ‘blondie’ por caminhoneiros e motoristas em geral. Eu achei que seria um nome fácil de lembrar.”
Bloodhound Gang – Nome de um quadro satírico do programa televisivo “3210 Contact”.
Blue Cheer – Apelido para um LSD de boa qualidade.
Blue Meanies – Os vilões do desenho animado “Submarino Amarelo” dos Beatles.
Blue Moon Boys – Essa banda de rockabilly vinda de Indiana homenageia a primeira banda de Elvis Presley.
Blue Oyster Cult – O nome (”Culto da Ostra Azul”) foi retirado da obra de HP Lovecraft, assim como grande parte da temática da banda.
Blues Traveler – O nome foi tirado do fantasma “Gozer the Traveler” do filme “Ghostbusters”.
Blur – A banda na verdade se chamava SEYMOUR porem uma das condições em seu primeiro contrato era de se mudar o nome para um contido em uma lista oferecida pela gravadora. Blur foi escolhido como a melhor opção.
Bob Dylan – Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.
Bobs – Jargão do programa televisivo “Best of Breed”
Body Count – Contagem de Corpos (após uma batalha). Ice T escolheu o nome após reparar que o noticiário de fim de noite oferecia noticias sobre as guerras entre gangues de Los Angles sempre ANTES do noticiário esportivo.
Bon Jovi – Mutação do verdadeiro nome do vocalista, John Bongiovi, Jr.
Bongwater – Bong é narguilé.
Bono Vox – Latim para “boa voz”. Bonovox é também uma loja de equipamentos para audição. Seu nome verdadeiro é Paul Hewson.
Booker T. & The M.G.’S – Booker T. seria o líder da banda e M.G. quer dizer Memphis Group.
Boomtown Rats – Nome de uma gangue mencionada na canção “Bound for Glory” de Woody Guthrie.
BR5-49 – Essa banda de Nashville tirou seu nome de um numero telefônico oferecido por um vendedor de carros usados fictício, em um quadro do programa humorístico americano “Hee-Haw” dos anos 70.
Braniac – Um dos arquiinimigos do Super-homem.
Bratmobile – Brat quer dizer peste. Uma parodia com o Batmóvel.
Bread – Gíria para dinheiro. O nome anterior do grupo era Pleasure Faire.
Breeders – Gíria gay para heterossexuais.
Buckcherry – Nome de um travesti que rondava o clube onde eles tocavam.
Burzum – Significa “Mais Trevas” na língua fictícia inventada por JRR Tolkien para seu livro “O Senhor Dos Anéis”. Essa banda de Black Metal está atualmente desativada pois seu fundador está descansando na penitenciária após ter assassinado Euronymous da banda Mayhem.
Bush – Alusão a “Sheperd’s Bush”, bairro em Londres.
Buzzcocks – Gíria Inglesa para vibradores.
Byrds – Antes de mudar de nome, eles se chamavam the Beefeaters e Jet Set. Segundo o baterista Michael Clarke: “Todas as bandas que estavam no topo tinham em suas iniciais a letra B, como Beach Boys e Beatles. Nós escolhemos The Birds, com Y”.




Cabaret Voltaire – Nome de um Café/Espaço Cultural famoso em Zurich.
Cafe Tacuba – Essa banda vinda dos subúrbios da Cidade do México e tirou seu nome de um restaurante no centro da capital mexicana, aberto desde o início do Século XX.
Calvary – Significa calvário, local perto de Jerusalém onde Cristo foi crucificado.
Capital Inicial – Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial. (Colaborou: Leandro Silva)
Captain Beefheart – Seu nome verdadeiro é Don Van Vliet. O nome Beefheart é uma alusão a seu tio Alan que gostava de apertar a “cabeça” do pênis até ele ficar roxo para em seguida mostrá-lo à então namorada de Vliet exclamando, “Que beleza! Parece um grande beef heart” (coração carnudo).
Carpenters – É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter.
Cassandra Complex – Referente a mitologia grega. Cassandra tem o dom da profecia e a maldição de ninguém acreditar nela.
CBGB’s – Templo Nova Yorquino para o new wave, punk e thrash. O nome completo do lugar é CBGB and OMFUG, lendo “Country, Bluegrass, Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers”.
Ces Jacuzzi And The Slumlords – Nome de conjunto habitacional em Los Angeles onde seus membros moravam.
Cheap Trick – Nome tirado usando uma tábua Ouija. Essa tábua supostamente faz um elo entre os vivos e os mortos. Muito como o jogo do copo aqui no Brasil.
Cheetah Chrome Motherfuckers – Inspirado em Cheetah Chrome dos Dead Boys.
Chemical Brothers – Originalmente chamado de the Dust Brothers em homenagem aos produtores americanos até estes descobrirem e obrigá-los a mudar de nome. Mudaram para Chemical Brothers fazendo alusão a uma música do repertório, Chemical Beat.
Cherry Poppin Daddies – Originalmente uma banda punk chamada Jazz Greats. Eles tinham uma música chamada “Cherry Poppin Daddy Strut” inspirado em um tema jazz. Enquanto bêbados achavam que a banda não duraria mais do que um show e portanto o nome ficaria bem.
Chicago – O primeiro disco ainda saiu com o nome original da banda, Chicago Transit Authority, porem a prefeitura da cidade de Chicago os processou. Chicago Transit Authority é o nome do departamento de transportes público da cidade.
Chubby Checker – O nome foi escolhido para fazer frente a Fats Domino.
Chumbawamba – Em um sonho, membro da banda queria ir ao banheiro mas nas portas do recinto, ao invés de Homens e Mulheres estava escrito Chumba e Wamba.
Cinderella – Nome escolhido pela falta de conotação heavy metal.
Clash – Tirado de manchete do jornal “A Clash With Police”. Paul Simmon teve a idéia e todos concordaram.
CMX – Significa Cloaca MaXima, sistema principal de esgoto de Roma antiga. A banda é Finlandesa e por vezes associam o nome a CliMaX.
Cock Robin – Do filme da Disney “Who Killed Cock Robin?”
Cocteau Twins – Tirado de uma canção dos Simple Minds sobre gêmeas que falam uma língua que elas próprios criaram.
Collective Soul – Uma frase de “The Fountainhead”, de Ayn Rand.
Commodores – Antiga patente da marinha americana hoje substituído por Commodore Admiral. O nome foi escolhido ao acaso.
Comsat Angels – Significa communications satellite (satélite de comunicação). Nos Estados Unidos, tiveram que usar o nome CS Angels, para evitar complicações legais.
Concrete Blonde – sugestão de Michael Stipe do REM.
Counting Crows – Tirado de um verso premonitório inglês: “…if you hang on to the flimsyness of anything, you might as well be standing there, counting crows…” (Se você se dependurar na flacidez de um objeto, você estaria melhor contando corvos).
Coven – É um congresso de bruxas.
CPM22 – Segundo o guitarrista Luciano Garcia: “CPM22 é a nossa caixa postal. No início, o nome da banda era só CPM. Daí os caras abriram uma caixa postal que, por coincidência, era de número 1022. Quando olharam, caralho, era Caixa Postal Mil e, se você colocar duas vezes o número dois, fica CPM22. O Wally sempre disse que queria que o nome do grupo não fosse algo que já existe. Queria um nome que, quando o pessoal ouvisse, lembrasse só da banda. Aí funcionou, porque CPM22 é bem a cara da gente.”
Crack The Sky – Rachadura No Céu. Durante uma tempestade de chuva, eles repararam uma rachadura no céu.
Cracker – Termo chulo para gente de pele branca.
Cramps – Cãimbras ou cólicas. Segundo Ivy: “É uma reação física involutária. É algo que a sua mente não pode controlar. Na França, o nome significa um distúrbio sexual masculino”.
Cranberries – O nome original era Cranberry Saw Us, mutação de Cranberry Sauce (molho da fruta cranberry). Quando Dolores O’Riordan se juntou ao grupo ela sugeriu encurtar para The Cranberries.
Crash Worship – Frase cunhada por Evil Knievel, famoso por desafiar a morte com sua motocicleta, para definir pessoas que adoram ser desafiadores como ele.
Crass – Significa grosseiro ou de mau gosto. Essa é a opinião que eles tem dos governos e culturas ao redor. A letra A é estilizada como o sinal utilizado para representar anarquia. O nome também é usado como acrônimo para Creative Recordings And Sound Services.
Cream – O nome foi sugerido por Eric Clapton que costumava afirmar sobre a banda: “we are the cream” (nós somos a nata).
Creed – O nome da família em Pet Sematary de Stephen King.
Creedence Clearwater Revival – Segundo o baterista Doug Clifford: “Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de “credence” (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. “Clearwater” veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de “rumos abertos”. “Revival” era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer”.
Cult – O nome veio de uma manchete que Ian Astbury leu num jornal. Inicialmente se chamavam Southern Death Cult, depois Death Cult e finalmente apenas The Cult.
Cure – Originalmente, The Easy Cure (A Cura Fácil).
Current 93 – Um termo muito usado por Alester Crowley. Para saber mais sobre este homem, favor verificar reportagem sobre ocultismo no rock.
D.I. – “Damned Immature”.
D.R.I. – “Dirty Rotten Imbeciles” (Imbecis Sujos e Trapaceiros).
Dada – Nome de um movimento artístico.
Damned – O nome original da banda era The Doomed, nome inspirado no cantor Dave Vanian, um coveiro que também fazia performances vestido de vampiro.
Danzig – O nome da banda veio do sobrenome do vocalista, Glenn Danzig.
Dash Rip Rock – Essa banda de Louisiana tirou seu nome de um personagem eventual do programa de TV “The Beverly Hillbillies”.
Dave Matthews Band – Eram “Dave Matthews and his band” enquanto não achavam um nome melhor. Uma noite alguém anunciou erroneamente The Dave Matthews Band e foram deixando. Depois com a popularidade, ficou difícil mudar.
David Bowie – Bowie é um tipo de canivete. Seu nome verdadeiro é David Jones. Ele mudou o nome em 1966 para não ser confundido com Davy Jones dos Monkees.
Day-Glo Abortions – Eles eram chamados de Sick Fucks até descobrirem outra banda com o mesmo nome. Seu empresário lhes deu um engradado de tinta spray da marca “Day-Glo” para promoverem o próximo show. Decidiram então se chamarem de Day-Glo mais a palavra mais utilizada no jornal na manhã seguinte. Dia seguinte o jornal apresentava uma gigantesca história sobre um proeminente médico pego operando abortos.
Dead Can Dance – Inpirado no conceito de se fazer “animado do inanimado”, assim como fazendo música viva da madeira morta dos instrumentos.
Dead Kennedys – Kennedys mortos era uma alusão aos assassinatos do presidente John Fitzgerald Kennedy e seu irmão senador Robert Fitzgerald Kennedy. Uma citação famosa de East Bay Ray (guitarrista) sobre este assunto: “Um Show dos Dead Kennedys no dia 22 de novembro, aniversário da morte de John Kennedy, não seria de mau gosto? Claro! Mas os assassinatos também não são de mau gosto?”
Death In June – Refere-se a quando Hitler mandou matar Ernest Roehm. Roehm era um dos seus apoiadores mais antigo, porem Hitler irritara-se com sua homossexualidade.
Deep Blue Something – O nome original era Leper Messiah, porém atraiam um publico heavy metal. Então pensaram em mudar para algo profundamente azul e nunca decidiram o que seria.
Deep Purple – A avó do Ritchie Blackmore gostava da música “Deep Purple” de Bing Crosby.
Def Leppard – Inspirado em um desenho que Joe Elliot fez de um leopardo sem ouvidos. Um leopardo surdo.
Deicide – Latim para deicida (o que ou quem mata deus).
Depeche Mode – Segundo o vocalista David Gahan: “Nós estávamos com alguns shows programados para o verão de 1980 mas não tínhamos um nome ainda. Eu estava cursando faculdade de moda e sempre vasculhava as revistas especializadas em busca de um nome. Uma dessa revistas era uma publicação francesa chamada ‘Dépechê Mode’ que significava ‘moda rápida’, e quando eu mostrei a revista pros outros integrantes, eles toparam na hora.” (Colaborou: Anamaria de Oliveira Fernandes)
Detonautas – Segundo a versão oficial retirada do site da banda: “O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o “qu” na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos.”
Devo – Remete a “de-evolution” (anti-evolução).
Die Kreuzen – Corruptela do alemão “Die Kreuze”, significando “As Cruzes”.
Die Toten Hosen – Alemão para “Calças Mortas” gíria para um preguiçoso ou ruim de cama.
Dimmu Borgir – A banda é de black metal norueguês, porém o nome está em islandês e quer dizer “castelo negro”. Existe também uma montanha na Islândia com este nome.
Dinosaur Jr. – Eles se chamaram de Dinosaur até descobrir que Robert Hunter, letrista do Grateful Dead já tinha uma banda com esse nome.
Dion And The Belmonts – Belmont é o nome de uma rua no Bronx de onde o pessoal veio.
Dire Straits – A tradução literal é “terrível restrição”, uma alusão à sua situação financeira antes do primeiro contrato.
Dire Straits – O termo “Dire Strait” é uma gíria chula, parte do vocabulário dos ingleses humildes, pobres e sempre desempregados. “I’m dire strait!” quer dizer “estou completamente duro, sem dinheiro e sem possibilidades”. (Colaborou: Kiko)
Dishwalla – Termo na Índia usada para designar pessoas que vendem pratos de satélite no mercado negro.
Djur Djura – Referente ao monte Djurdjura em Argélia, onde o rapaz nasceu.
DMX – DM é “Dark Man”. X é provavelmente uma referencia a Malcom X.
DOA – “Dead On Arrival” (”Morto Ao Chegar”). Banda punk da Califórnia.
Doobie Brothers – Doobie é gíria para baseado (cigarro de maconha). O nome anterior era PUD.
Doors – Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado “The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)”, inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: “If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.”, “There are things that are know and things that are unknow; in between are doors.” (”Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas”, “Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas”). Uma possível fonte pode ser também o livro “As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno”, de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso “Admirável Mundo Novo”), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título “Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas). (Colaborou: Maurício Antunes Ariede)
Doppelganger – Inspirado em um disco do Curve. A palavra em alemão pode ser traduzido como “alter-ego”.
Dorsal Atlântica – Procurando um nome, os integrantes abriram uma enciclopédia e entre outros acharam este. (Colaborou: Claudinei)
Dr. Dre – Inspirado no jogador de basquete Dr. Jay.
Drain STH – A banda se chamava Drain até descobrir outro Drain nos Estados Unidos. STH significa “Stockholm International Airport”.
Dream Syndicate – Homenagem ao grupo avant garde do mesmo nome ao qual pertenciam Lamonte Young e John Cale.
Dream Theater – Originalmente chamados de Majesty, mudaram o nome para o de um teatro na vizinhança em Los Angles.
Duran Duran – Vilão do filme “Barbarella” estrelado por Jane Fonda.


Durutti Column – Brigada da Guerra Civil Espanhola liderados pelo anarquista libertador Buenaventura Durruti.



Eagles – Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: “Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte.”
Echo And The Bunnymen – Echo é a marca da bateria eletrônica utilizada nas primeiras demos.
Ed Gein’s Car – Ed Gein foi um serial killer/cannibal que foi pego nos anos 50. Seu carro foi exposto como curiosidade por alguns anos na Feira do Estado de Wisconsin, onde Gein tinha sua fazenda.
Einsturzende Neubauten – Pode ser traduzido como “Prédios Novos Desmoronando”.
Electric Hellfire Club – “Hellfire Clubs” geralmente são clubes sociais decadentes cuja função dos seus membros é de se divertirem e escandalizarem os demais. Existiram vários pela historia afora.
Elton John – Tirado dos músicos Elton Dean and John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.
Elvis Costello – Sua bisavó realmente se chamava Costello e seu pai já usava o nome artístico Day Costello. A família na verdade se chamava MacManus.
Elvis Hitler – Mesmo princípio de Marilyn Manson, ou seja, combinar dois nomes famosos, com reputações distintas, para criar o choque.
Elvéz – Ele se auto intitula o Elvis mexicano. Ele rouba suas músicas, muda as letras para tópicos latinos, se veste como Elvis, etc. Dizem que ele é muito divertido ao vivo.
EMF – Acrônimo para “Epsom Mad Funkers”. O boato de que significaria “Ectasy Mother Fuckers” é incorreto.
Engelbert Humperdinck – Ele tirou seu nome artístico do compositor de “Hansel and Gretel”.
Engenheiros do Hawaii – Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. “Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de ‘engenheiros’ e, mais do que isso, ‘engenheiros do hawaii’, que é um paraíso meio kitsch”. Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: “Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes”. (Colaborou: Leandro Silva)
EPMD – Acrônimo para “Eric and Parish Making Dollars” (Eric e os Criadores de Bonecas da Paroquia).
Epperley – Eles eram The Bugs até terem problemas com direitos autorais. Epperley é o nome da família de um amigo cujo pai é um compositor clássico.
Eppu Normaali – Banda Finlandesa cujo nome é tirado de uma cena do filme Jovem Frankenstein. No filme, Igor rouba um cérebro guardado em um vidro para a criatura de Frankenstein. O rótulo dizia “anormal” embora Igor tenha interpretado como Abbey Normal. “Eppu Normaali” é Abbey Normal em finlandês.
Ernie’s Rubber Duckie – Inspirado no patinho de borracha do Enio, personagem do Vila Sésamo.
Eurythmics – Sistema de instruções musicais criadas em 1890 que dá ênfase a respostas físicas.
Eve 6 – Inspirado em episódio do programa X-Files em que apresentam 10 clones de uma garota chamada Eva. A sexta é uma louca psicopata, daí Eva-6.
Eve’s Plumb – Inspirado em Eve Plumb, atriz que fazia o papel de Jan no seriado dos anos 70, “The Brady Bunch”.
Everclear – Marca de álcool.
Everything But The Girl – Traduz-se como “Tudo Menos A Garota”. Loja de roupa inglesa anuncia que tudo na loja está à venda menos a vendedora.
Exploited – Explorado.
Extreme – Inicialmente chamado de Dream até descobrir outra banda com esse nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary: “O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências”.
Eyeless In Gaza – Nome de um romance de Aldous Huxley. Também existe a historia de Sansão que foi capturado e cegado em Gaza.
Faith No More – Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike “The Man” Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.
Falco – Homenagem ao saltador de ski da antiga Alemanha-Oriental, Falko Weissflogg.
Fall – “A Queda”, um romance de Albert Camus.
Fanny – Nome simpático para “bunda”. As capas dos seus discos geralmente acentuam esta parte da anatomia feminina.
Fastball – Nome de filme pornô.
Faster Pussycat – Nome de um filme de Russ Meyer, “Faster Pussycat! Kill! Kill!”
Fat Tuesday – Terça-feira gorda, véspera de Quartas de Cinza e último dia de carnaval.
Fields Of The Nephilim – Um inferno mitológico. (Não são todos?)
Fig Dish – Corruptela da frase alemã “fich dich”, que basicamente quer dizer “vá se foder”.
Fine Young Cannibals – Inspirado no filme “All The Fine Young Cannibals” de 1960, estrelado por Nathalie Wood e Robert Wagner.
Flaming Lips – Bala de peppermint (uma menta ligeiramente apimentada) que vêm em formato de lábios.
Fleetwood Mac – Junção ligeiramente alterada dos nomes de Mick Fleetwood e John McVie, membros originais da banda.
Flipper – Tirado do programa televisivo do mesmo nome, muito popular nos anos sessenta. Flipper é um golfinho.
Foo Fighters – Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO’s (OVNI’s). A palavra Foo é uma corruptela do francês “feu” significando “fogo” ou “fou”, significando “insano”. Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO’s.
Fudge Tunnel – Gíria para o canal anal.
Fugazi – Gíria originada na Segunda Guerra Mundial pelo exercito italiano significando “fodido”. O termo voltou a ser utilizado durante a Guerra do Vietnã pelo exercito americano.
Fugees – Três membros da banda tem pais que imigraram para os Estados Unidos como refugiados (refugees).
Fugs – Tirado do livro “The Naked and the Dead” de Norman Mailer. Quando o livro foi editado nos Estados Unidos, a palavra fuck foi substituído em todo o texto pela palavra fug.
Galaxie 500 – Carro da década de sessenta.
Gang Of Four – Grupo de líderes chinês à moda antiga que acabaram todos mortos ou na prisão.
Gary Numan – Seu nome é Gary Webb. Ele tirou o Numan das paginas amarelas.
Geggy Tah – O membro Greg Kurstin tem uma irmã caçula que o chamava de Geggy. Outro membro, Tommy Jordan, também tem uma irmã menor que o chamava de Tah. Mais tarde descobrem que o nome significa agradecimentos de boca em escocês.
Genesis – O primeiro livro da bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, “From Genesis to Revelation” sugerido pelo primeiro empresário, Jonathan King.
George Clinton And The P-Funk All Stars – A combinações dos nomes das duas primeiras bandas de Clinton, Parliament e Funkadelic.
Godsmack – Inspirado em uma música do Alice In Chains.
Godsnatas – O guitarrista da banda achou a palavra no livro “A Divina Comedia” de Dante. Mais tarde alguém reparou que a palavra em inglês é “Cão de Satã” ao contrario. Então Dante usava backmasking. E aqueles evangelistas achando que Led Zeppelin tinha começado a onda. Tolinhos.
Golden Earring – Inspirado no filme “Golden Earrings”. Eles eram anteriormente The Tornadoes até acharem uma banda inglesa com o mesmo nome.
Goldfinger – Título de um dos mais famosos filmes de James Bond.
Golgotha – Essa banda de Black Metal tirou seu nome do Monte Golgotha onde Cristo foi crucificado.
Grand Funk Railroad – Mutação de “The Grand Trunk Railroad”, localizado em Michigan. Eles eram antes chamados de The Pack.
Grateful Dead – Morto Agradecido. Nome originado de conto folclórico da velha Inglaterra. Um viajante chega a um vilarejo onde um cadáver apodrece em público. O povo se recusa a enterrá-lo por ele morrer devendo dinheiro. O viajante paga as dividas e o enterro do homem. Seguindo viajem ele é salvo em situação misteriosa creditando ao espírito agradecido do cadáver. A banda se chamava The Warlocks até descobrir que o nome já era usado.
Great Big Sea – Nome tirado de canção folk de Newfoundland (Canadá) chamada “Great Big Sea Hove In Long Beach.”
Green Day – Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme “Soilent Verde” escrito “Green Day”. A banda se chamava Sweet Children.
Green River – Essa banda de Seattle homenageia o Assasino de Green River que aterrorizou a região e nunca foi pego.
GTO’s – Girls Together Outrageously. Frank Zappa produziu o único álbum dessa banda composta de groupies do final da década de 60.
Guns N’Roses – Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.
Guttermouth – Traduz Boca de Esgoto. refere-se a quem fala muito palavrão.
GWAR – O membro Jerry Springer explica que foram inspirados pelo barulho que os monstros de filmes B fazem.
Happy Mondays – Antítese para “Blue Monday” do New Order.
Harry Crews – Homenagem ao autor beatnick Harry Crew. A banda conta com Kim Gordon do Sonic Youth.
Heathen World – Inspirado no álbum do “Throbbing Gristle” do mesmo nome.
Heaven 17 – Nome tirado de uma banda fictícia mencionada no filme “Laranja Mecanica”.
Heavy Metal – Termo criado pelo autor beatnick William Burroughs nos anos sessenta sem nenhuma relação a música. Steppenwolf em “Born to be Wild” é o primeiro a usá-lo, “Heavy Metal Thunder”, referindo-se ao barulho alto do motor das motorcicletas.
Hedningarna – “Os Pagãos” em suéco.
Heldon – Banda experimental francêsa. O nome foi tirado do livro “Iron Dream” de Norman Spinrad. O livro sugere ter sido escrito por um Hitler de um mundo paralelo que se uniu a fãs de ficção científica ao invés de exércitos.
Helios Creed – Helios foi um deus do sol. O Colosso de Rodan, uma das sete maravilhas do mundo antigo, é uma estátua de Helios.
Helloween – Trocadilho com hell (inferno) e halloween (festa americana do dia das bruxas).
Helmet – Inicialmente eles se chamavam “Purple Helmet” (Capacete Roxo), depois resolveram amainar a referencia ao pênis. O nome foi sugestão de um amiga de Page Hamilton: “Ela era fascinada por tudo que era alemão. Especialmente pelo fato de eu ter morado um tempo na Alemanha.”
Her Majesty’s Secret Cervix – Essa banda da Carolina do Norte faz um trocadilho com o filme de James Bond, “Her Majesty’s Secret Service”.
Hole – Frase da mãe de Courtney, “Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim”.
Hollenthon – Pequena vila no país da banda, a Áustria. (Colaborou: Leandro Testa)
Honeymoon Killers – Essa banda de Nova York tirou seu nome do título de um filme noir de 1970 .
Hootie And The Blowfish – O membro Darius Rucker homenageia dois ex-colegas de escola. Um apelidado de Hootie, por lembrar uma coruja (o nome é uma alusão ao barulho que a coruja faz) e o outro gordinho, apelidado de Blowfish (baiacú). Hootie também é o apelido do pianista de jazz, Jay McShann.
Horace Pinker – Vilão do filme “Shoeker”.
Hot Tuna – A banda queria se chamar “Hot Shit”, gíria que significa algo bom, “quente”. A gravadora exigiu que mudassem de nome.
Hot Water Music – Inspirado no livro de Charles Bukowski.
HP Lovecraft – Homenageia o escritor de contos de terror.
Huffamoose – Gíria canadense para sexo oral. A banda é da Filadélfia.
Huggy Bear – Nome do informante negro de “Starsky and Hutch”.
Hüsker Dü – Norueguês para “Você se lembra?”, nome de programa televisivo da Noruega onde as pessoas recordam velhas canções. O “Ü” com trema é uma letra alemã e não norueguesa.
Ice T – Trocadilho com Ice Tea (Cha Gelado). O nome na verdade é inspirado no cafetão de décadas passadas conhecido pelo nome de Iceberg Slim. Este passou a escrever livros sobre gansters no final da vida para continuar fora da prisão. Seu melhor livro se chama “Pimp” (Cafetão).
Icicle Works – Inspirado no livro de contos “The Day the Icicle Works Closed” do autor Frederick Pohl.
Iggy Pop & The Stooges – Iggy adotou este apelido em 64/65 no High School (2º Grau) por conta de ser o baterista da banda The Iguanas. Essa banda chegou a lançar um compacto em 1965. Stooges é homenagem aos Três Patetas (The Three Stooges).
Impotent Sea Snakes – Traduz-se Cobras do Mar Impotentes. Banda punk teatral de travestis. Seus shows têm fama de ser muito engraçados e possivelmente ilegais em alguns lugares.
Industrial Music – Peter Christopherson da banda Throbbing Gristle cunhou o termo que Monte Cazazza, colaborador da banda, ajudou a promover com a frase “Industrial Music for Industrial People” (Música Industrial para Pessoas Industriais). A banda começou em meados da década de setenta e existiu até 1981.
Inxs – Forma fonética para In Excess (”em excesso”).
Iron Butterfly – A banda queria um nome que simbolizasse algo pesado e bonito, daí “borboleta de ferro”. Seu maior hit é “In A Gadda Da Vida”, que na verdade se chamava “In The Garden of Eden”. Seu vocalista estava tão chapado com LSD no ensaio que só conseguia balbuciar “In A Gadda Da Vida”. Os demais membros concluíram que ficava melhor assim.
Iron Maiden – O nome “Iron Maiden” foi tomado do filme “The Man in The Iron Mask”. A “donzela de ferro” é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. “Donzela de Ferro” é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.
Irving Klaw Trio – Irving Klaw foi um fotografo dos anos cinqüenta.
It’s A Beautiful Day – “É Um Lindo Dia”; banda hippie de San Fransisco. Precisa-se dizer mais?
James – Homenageia James Joyce.
Jamiroquai – Duas versões. Jay Kay se interessa pelos indios Iroquai e quer uma banda que possa tocar “jam” (improvisando). Termo australiano para uma banda com um hit só.
Jane’s Addiction – O Vicio da Jane. Duas versões. Jane seria um ex-empresário viciado ou uma prostituta que adorava a banda quando eles ainda estavam começando. Desta forma, a banda seria o vício de Jane.
Jefferson Airplane – Jefferson homenageia Blind Lemon Jefferson, bluseiro dos anos vinte que teria sido o primeiro negro a gravar um blues (junho 1926). Airplane teria sido o nome do cachorro de um amigo. Outros dizem que Jefferson Airplane é gíria para uma marica feita de fósforo de papelão dobrado.
Jelly Roll Morton – “Jelly Roll” é gíria para o pênis. Este misto de pianista e cafetão de New Orleans foi um dos primeiros músicos de jazz na história do estilo.
Jesus Chrysler Supercar – Parodia com a rock opera “Jesus Christ Superstar”.
Jesus Jones – Quando na Espanha, repararam que eram os Jones (britânicos) cercados por pessoas com o nome de Jesus.
Jethro Tull – Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson’s Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.
Jimmie’s Chicken Shack – Homenageia um restaurante do Harlem que Charlie Parker e Malcom X frequentavam.
John Cougar Concentration Camp – Paródia ao nome do roqueiro de Indiana, John Cougar Mellencamp.
Johnny Rotten – “Joãozinho Podre” ganhou seu apelido por causa dos seus dentes poderes.
Joy Division – Termo tirado do livro sado-masoquista “The House of Dolls” de Karol Cetinsky. Durante a Segunda Guerra Mundial, setor dentro de um campo de concentração nazista onde mulheres deportadas eram forçadas a se prostituírem.
Judas Priest – Sacerdotes de Judas. Nome tirado da canção “The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest” de Bob Dylan.

Kentucky Headhunters – Os “Caçadores de Cabeças de Kentucky” tiraram seu nome de uma banda antiga de Muddy Waters no anos cinqüenta chamada Headchoppers (”Cortadores de Cabeças”).
Kill Me Kate – Frase tirado do filme “From Dusk Til Dawn”
Killdozer – História de ficção científica sobre um trator assassino escrita por Theodore Sturgeon nos anos 40. Em 1974, um filme de TV continha história similar.
King Crimson – Peter Sinfield, letrista da banda criou o nome como sinônimo para Belzebub.
King Missile – Personagem de história em quadrinhos japonês.
Kinks – “Kinky” é um termos relacionado a sexo e moda.
Kiss – Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo “Knights In Satan’s Service” (”Cavaleiros a Serviço de Satã”) foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.
Klf – Kopyright Liberation Front – ou seja Frente para Liberação dos Direitos Autorais, o que resume bem suas ideologia em relação a samplear outros artistas.
Kmfdm – “Kein Mitleid Fuer Die Mehrheit”; traduzindo fica Nenhuma Simpatia Com A Maioria.
Konstructivists – Homenageia movimento artístico russo que utiliza elementos estruturais e engenharia.
Korn – Varias versões propagadas pela própria banda. Referente a lenda urbana sobre um homem que comeu milho estragado e teve diarréia. Corruptela para Kiddy Porn (Pornografia Infantil). Ou não quer dizer nada mas a banda gostou do nome assim mesmo.
Kraftwerk – Alemão para “Usina de Força”.
L7 – Gíria antiga para “quadrado” (careta, ultrapassado).
Laibach – A banda vem da cidade Eslovénia Ljubljnana que em alemão, segunda língua do país, se escreve “Laibach”.
Led Zeppelin – O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.
Lemonheads – Bala de limão.
Level 42 – O livro “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” apresenta um supercomputador que tem respostas para tudo chamado de 42. Para evitar problemas autorais ele colocaram a palavra Level (Nível) na frente. O boato de que teria sido tirado de uma placa no filme “Brazil – The Movie” é errado.
LFO – Lyte Funky Ones
Limp Bizkit – O nome Limp Bizkit surgiu durante uma conversa entre o vocalista Fred Durst e um amigo que diz que seu cérebro parece um “limp biscuit” (uma bolacha amolecida). Ele gostou da idéia e adotou o nome.
Linkin Park – A banda se chamava “Hybrid Theory”, mudou o nome para “Linkin Park” por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro. (Colaborou: Leonardo Apolinário)
Lipps, Inc. – Trocadilho com ‘lip-sync’ (Sincronismo labial).
Little River Band – Banda australiana que tirou seu nome de uma placa na estrade entre Melbourne e Geelong.
Living Colour – Inspirado na introdução dos filmes antigos de Walt Disney: “The following program is brought to you in living color”.
Love And Rockets – Revista em quadrinhos dos irmãos Gilbert e Jaime Hernandez.
Lovin’ Spoonful – Tirado da letra de “Coffee Blues” de John Hurt. Gíria para esperma.
Luscious Jackson – Corruptela para “Lucious Jackson”, jogador veterano de basquete.
Luzifer Sam – Banda alemã inspirada na música “Lucifer Sam” do Pink Floyd.
Lynyrd Skynyrd – Tirado de Leonard Skinerd, irritante professor de educação física de um dos membros.
Man Will Surrender – Variação para “Man Should Surrender” de Pailhead.
Manic Street Preachers – James Dean Bradfield foi inspirado por um vagabundo pregador que ele encontrou certo dia.
Mano Negra – “Mão Negra” em espanhol. Gíria espanhola para roubar.
Manowar – Uma referência a man (homem) e war (guerra). Foi também nome de um famoso cavalo de corridas. É também um termo usado para designar navios de guerra.
Mansun – Trocadilho com o nome Charles Manson, porem o nome foi inspirado na música “A Man Called Sun” do The Verve.
Marillion – Inspirado no livro “Silmarillion” de JRR Tolkein. Foi modificado para Marillion para evitar problemas com direitos autorais.
Marilyn Manson – A junção dos nomes Marilyn Monroe e Charles Manson. Duas celebridades de fama extremamete opostas.
Mary Prankster – Inspirado no grupo de intelectuais que criaram os eventos que culminaram no chamado Acid Rock. Nos anos 50, dois psicólogos de Harvard, Richard Alpert e Timothy Leary, estavam fazendo pesquisas com LSD em colegas e prisioneiros. Em 1963 Alpert e Leary estavam indo a público promovendo entusiasticamente as virtudes do LSD como uma poderosa arma para mudanças sociais. Foram sumariamente dispensados de Harvard. Eles se uniram então a diversos autores beatnick como Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti e Gary Snyderem na costa oeste americana. Em varias reuniões, chamados “Happenings” debatiam e promoviam o LSD como uma droga que expande a mente humana. Ken Kesey, autor de “One Flew Over The Cuckoo’s Nest” (”O Estranho No Ninho”) começou a dar festas onde serviam refresco com a droga. Tocavam música bem alta, faziam jogos com a luz e realizaram diversos jogos e brincadeiras complexas para a educação e entretenimento geral. As brincadeiras passaram a ser chamadas de Acid Tests e a turminha que organizavam as festas de Merry Pransksters. Em 1966 a brincadeira foi a público quando o Grateful Dead começou a oferecer refresco de graça antes dos seus shows. Nascia o Acid Rock e a Revolução Psicodélica.
MC5 – “Motor City Five” são cinco hippies de Detroit, cidade cujo o apelido é Motor City pela pesada industria automobilística existente.
Mccoys – Vem da música McCoy da banda The Ventures.
Meat Loaf – Era o apelido de infância do cantor Marvin Lee Aday, por causa de sua gordura. A tradução aproximada é “bolo de carne”.
Megadeth – Depois de sair do Metallica, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar “megadeath”. Uma megadeath é a morte de um milhão de pessoas, portanto, exemplificando, a Segunda Guerra Mundial obteve 80 megadeaths.
Mekons – Vilão de historia em quadrinhos inglesa “Dan Dare”, publicadas pela Eagle Comic.
Melvins – Termo em inglês para a velha brincadeira de chegar por trás de um sujeito e puxar sua cueca pra cima o máximo possível. Isso se chama “dar um melvin”.
Metallica – Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de um metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para a revista. Lars então pegou para ele.
Mighty Mighty Bosstones – Essa banda de ska/punk se chamava the BOSSTONES por conta de sua cidade, Boston. Depois descobriram um grupo accapela de 1950 com esse nome. Um amigo barbeiro sugeriu adicionar “the mighty, mighty”.
Mind Benders – Nome do filme estilo terror inglês de 1962.
Ministry – Inspirado no filme B, “Ministry of Fear”
Misfits – Nome de filme de 1961 estrelado por Clarke Gable e Marilyn Monroe.
MK Ultra – Nome código da CIA para experiências com LSD realizadas em 1950 e inicio dos 60. Alem desta banda existe um tabloide gótico com esse nome.
Modern Vending – Nome de companhia de salgadinhos (snacks) em Indianapolis.
Mollies Revenge – Molly é gíria inglesa para prostituta..
Molly Hatchet – Assasina do Século XVIII que tinha o costume de decapitar seus amantes.
Monster Magnet – Tirado da música “The Return Of The Son Of Monster Magnet” de Frank Zappa.
Moody Blues – A inspiração veio da música “Mood Indigo” de Duke Ellington.
Mortiis – A intenção era “morte” em latim porem escreveram errado. Acabaram gostando do nome assim mesmo.
Mothers Of Invention – No inicio de 1964, Frank Zappa se juntou a uma banda chamada The Soul Giants. No Dia das Mães mudaram o nome oficialmente para the Mothers (abreviatura de Motherfuckers). Quando em 1966 após gravarem o álbum de estreia (Freak Out), Verve, a gravadora, informou que não poderia lançar um produto com o nome Mothers nele. O meio termo se tornou the Mothers Of Invention.
Motorhead – Cabeçote de motor. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.
Mott The Hoople – Nome de romance escrito por Willard Manus. A banda era chamda de Silence.
Mr. Mister – Vem do título de música do T. Rex.
Muddy Waters – Águas Lamacentas. Seu nome é McKinley Morganfield e ganhou seu apelido em uma referência as águas lamacentas do Mississippi de onde ele vem.
Mudhoney – Um filme de Russ Meyer.
Mugwumps – Tirado do livro Naked Lunch de William Burroughs. Cass Elliott era membro antes de se unir aos Mama’s And the Papas’s.
Mussolini Headkick – Nome de uma música do Cabaret Voltaire.
Mutantes – Segundo Sérgio Dias: “A gente lia muito ficção científica. Tinha um livro chamado O Império dos Mutantes, do Stefan Wul, e foi daí que veio o nome.”
My Bloody Valentine – Nome de um filme de terror.
Mystery Machine – Nome do furgão que pertence à turma do Scobby-doo.
Naked Lunch – Título do famoso livro de William Burroughs.
Natas – Grupo de rappers bem hardcore querendo um nome do mal. Escolheram Satã ao contrario.
Ned’s Atomic Dustbin – Título de um épisodio de “The Goon Show”, velho programa estrelando Peter Sellers.
Negativeland – Título de uma música da banda alemã Neu.
Nerf Herder – Não quer dizer absolutamente nada. O nome vem de um texto no filme “Guerra Nas Estrelas” quando a Princesa Léa e Hans Solo estão discutido. Entre outras coisas que só deverão ter nexo numa galaxia muito longe daqui, ela o chama de Nerf Herder.
New Order – “A Nova Ordem” como também “A Nova Ordem Mundial” são expressões muito usadas por Hitler antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Se refere a Alemanha e Nazismo assim como “Joy Division” (nome da antiga banda dos integrantes).
Nickelback – Mike Kroeger (baixista) foi quem batizou a banda com o nome de Nickelback. Ele trabalhava em um café de Vancouver, onde o café custava $1,95 e sempre tinha que dizer “here’s your nickel back”. De tanto repetir isso, na hora que pediram sugestão do nome da banda, Mike falou “Nickelback” e todos aprovaram. (Colaborou: Leonardo Apolinário)
Nine Inch Nails – Trent Reznor achou que ficava legal as iniciais NIN quando escritas. O nome é referente ao tamanho dos pregos de um caixão.
Nirvana – Estado avançado de espírito na cultura hindú.
Nocturnal Emissions – Emissões Noturnas. Ou seja, esperma.
Nofx – Forma simplória para “no effects” (”sem efeitos”). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.
Nota – Significa “None Of The Above” ou em português NRA (Nenhuma Resposta Acima).
O’jays – Homenagem ao DJ Eddie O’Jay que os ajudaram no inicio ainda em Cleavland. Eles se chamavam The Mascots.
Oasis – É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.
Offspring – Tiraram o nome do filme B “The Offspring – They Were Born To Kill” (Os Decendentes – Eles Nasceram Para Matar).
Oingo Boingo – Swahili (lingua falada em Uganda) para “pensando enquanto dança”. Eles começaram como um grupo teatral chamados “The Mystic Knights of the Oingo Boingo” (Os Cavaleiros Misticos de Oingo Boingo).
Omd – Orchestral Maneuvers in the Dark (Movimentações Orchestrais no Escuro).
Orb – Invenção de Woody Allen para seu filme “Sleeper”. The Orb é uma bola de prata que deixa você “legal” quando tocado.
Orgy – Uma referencia à orgia de som que eles criavam. A conotação sexual também ajudava a atrair público.
Our Lady Peace – Essa banda Canadense tirou seu nome de um poema de 1940 escrito por Mark Van Doren.
Ozomatli – Deus Asteca da dança.
Ozzy Osbourne – “Ozzy” é seu apelido desde criança.
P.O.D. – Abreviação de “Payable on Death”. Palavra técnica usada nos bancos. Quer dizer que quando uma pessoa morre alguém vai herdar seu dinheiro. Então é necessário que essa pessoa morra para herdar e isso é uma referência à pessoa de Cristo, porque Ele morreu pelos homens. (Colaborou: Leonardo Apolinário)
Pansy Division – Parodia de Joy Division. Pansy é uma outra forma de falar homosexual mais antigo do que o hoje popular “gay”.
Pantera – Eles eram chamados de Pantego, nome de cidade texana, antes de preferir a palavra portuguesa Pantera.
Pearl Jam – Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de “Mookie Blaylock” em homenagem a um jogador de basquete.
Penetrators – Homenagem a canção “Penetration” dos The Pyramids, a primeira canção que eles aprenderam a tocar juntos.
Pennywise – Nome do palhaço no livro “It” de Stephen King.
Pere Ubu – Personagem da peça Ubu Roi de Alfred Jarry.
Perry Farrel – Esse nome artístico veio da junção de seu nome verdadeiro, Perry Bernstein com a do seu irmão, Farrel Bernstein.
Phantom Tollbooth – Nome de livro infantil escrito por Norton Juster.
Phish – Corruptela do nome do baterista, John Fishman.
Phobos – Nome de uma das luas de Marte. Phobos também quer dizer “medo” em grego.
Pigpen – Essa banda de Nova York homenageia aquele menino sujinho da Turma do Charlie Brown.
Pink Floyd – O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de “Anderson Council” ou “Megadeath”.
Pixies – O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer “fada”. Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado “Fadas”.
Pj Harvey – Polly Jean Harvey
Poco – Inicialmente eram Pogo mas o criador da revista em quadrinho processou.
Pogues – Vem de “Pogue Mahone”, que em irlandes classíco ou celta, escreveria-se assim: Póg Mo hÓn, traduzindo em inglês fica “kiss my ass” (beija minha bunda) que é o nosso equivalente a dizer “vá tomar no cú”.
Police – Stuart Copeland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?
Poop Shovel – Inspirado nos “Pooper Scoopers” pazinhas de plastico vagabundas para tirar cocô de cachorro da calçada.
Pop Will Eat Itself – Tirado de um artigo do jornal New Musical Express que perguntava, “Will Pop Eat Itself?”
Portishead – Nome da cidade na Inglaterra.
Pretenders – Segundo Chrissie Hynde: “Eu estava saindo com um cara e um dia quando fomos a um bar ele queria tocar uma música pra mim, só que escondido dos amigos dele que também estavam lá. A música era “The Great Pretender”, de Sam Cooke. Aí eu pensei: um dia eu ainda vou usar isso em alguma coisa”.
Pretty Boy Floyd – Nome de famoso mafioso e assassino.
Pretty Things – Homenageia a música “Pretty Thing” de Bo Diddley.
Primal Scream – Livro de Arthur Janov.
Primus – “Primeiro” em latim. Eles originalmente se chamavam de Primates antes de achar outra banda com este nome.
Procol Harum – Latim para “Além dessas coisas”. O nome do gato do Keith Reid’s.
Prodigy – Tirado do Moog Prodigy, primeiro sintetizador de Liam Howlett.
Professor Longhair – Todo pianista de bordel era chamado de professor certa época. Este tinha cabelos compridos. Gravou um grande numeros de blues para a Atlantic nos anos 50.
Propellerheads – Outra gíria para víciado em computadores.
Psychedelia Smith – Parodia de Delia Smith, que tem programa culinário na TV inglesa.
Psychedelic Furs – Embora toquem pop, eles gostam de música psicodélica. Furs homenageia “Venus And Furs” do Velvet Underground.
Psychefu Nkapus – Personagem em uma música dos Funkadelic.
Puskas – Essa banda Hungara homenageia o lendário jogador de futebol, Ferenc Puskas que também era conhecido em sua terra como um cara festeiro.
Pussy Galore – Personagem do filme “Goldfinger” da série de James Bond.
Pylon – Um romance de William Faulkner.
Queen – Segundo Freddie Mercury: “Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias ‘caras’ para o nome.”
Radiohead – Tirado da música “Radio Head” dos Talking Heads.
Rage Against The Machine – A primeira banda do vocalista Zack De La Rocha se chamava Inside Out, e chegou a lançar um CD. O nome do segunto CD desta banda seria Rage Against The Machine, mas esse segundo CD nunca chegou a ser lançado. Zack então aproveitou o nome para a sua nova banda.
Rainbow – Nome inspirado no Rainbow Bar & Grill, ponto-de encontro dos roqueiros em Los Angeles.
Ramones – O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.
Rapeman – Nome homenageia personagem violento de história em quadrinhos japonesa.
Rasputina – Variação com o nome de Rasputin.
Red Hot Chilli Peppers – Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: “Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons”.
REM – Trata-se da sigla para “Rapid Eyes Movements”, movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.
Reo Speed Dealer – Parodia do Reo Speedwagon.
Reo Speedwagon – Nome de furgão da Oldsmobile na década de 30. REO significa Ransom Elliot Olds, nome do fundador da Oldsmobile Car Company.
Replacements – Os Substitutos. A história diz que foram substituir uma banda que faltou. Quando perguntaram o nome da banda, Paul Westerberg informou, “somos os substitutos”.
Rhapsody – Rapsódia. Fragmento ou trecho de poemas épicos.
Ridel High – O High School no filme Grease.
Rolling Stones – Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase “A rolling stone gathers no moss” (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin’ Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.
Roosters – Nome tirado da canção “Little Red Rooster” de Howlin’ Wolf. O galo (rooster) na canção tem como conotação o pênis. A banda é de Nova Jersey.
Rosetta Stone – Pedra encontrado no deserto do Egito pelo exército de Napoleão contendo uma mensagem em três línguas diferentes. Através dessa pedra os arqueólogos puderam começar a traduzir hieróglifos egípcios.
Rush – Estavam todos preocupados pois já tinham uma apresentação marcada porem ainda não tinham nome. O irmão mais velho de John Rustley deu como suggestão Rush.
Samhain – Nome que se dá para o ano novo celta, que evoluiu para o Halloween (Dia das Bruxas nos Estados Unidos).
Savage Garden – Tirado de um livro de Ann Rice.
Save Ferris – Cartaz no filme “Ferris Bueller’s Day Off” (”Curtindo a Vida Adoidado”).
Screamin’ Cheetah Wheelies – Inspirado em um desenho com cheetahs (leopardos).
Screaming Trees – Marca de pedal de guitarra.
Scritti Politti – Título de uma declaração política escrita por Antônio Gramsci, um italiano marxista.
Selector – Tanto na Inglaterra como na Jamaica, selectors são os Disc Jockeys que tocam os discos para que os rappers possam dar sua mensagem.
Sepultura – Segundo o baterista Igor Cavalera: “Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, ‘Dancing on Your Grave’. Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: ‘Vó, nossa banda chama Sepultura’. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH.”
Sex Pistols – O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.
Sigue Sigue Sputnik – Nome de gangue de rua Russa. Sputnick é o nome de um satélite russo.
Silverchair – Homenagem híbrida juntando “Sliver” do Nirvana com “Berlin Chair” do You Am I.
Silverfish – Um inseto.
Simple Minds – Tirado de uma frase da canção “Jean Genie” de David Bowie.
Simply Red – Mick Hucknall trabalhava à noite como DJ. Quando alguém perguntou como gostaria de ser chamado, ele disse: ‘Just Red’ (’apenas vermelho’), um apelido de infância do cantor por causa de seu cabelo extremamente avermelhado. O gerente então perguntou: ‘Como assim?’. ‘Simply Red’ (’simplesmente Vermelho’), Mick respondeu.
Siouxsie And The Banshees – Baseado no filme “Cry of the Banshee”, estrelado por Vincent Price.
Sisters Of Mercy – Tributo a Leanord Cohen, autor de canção do mesmo nome.
Sisters Of Murphy – Essa banda Irlandesa fez uma parodia com Sister of Mercey.
Skid Row – Gíria para Sarjeta. O nome foi uma sugestão de Jon Bon Jovi. A banda iria se chamar Skip Rope (Pular Corda).
Skunk Anansie – Anansie é uma criatura pertencente ao folclore Jamaicano. Ele seria meio homem, meio aranha e vive a praticar trotes. Skunk é gambá. Existe uma espécie de canabis geneticamente alterado em laboratório e de cheiro bem acentuado que atende por esse nome.
Skyclad – Termo pagão para nú.
Slayer – Carrasco. Inspirado no filme “Dragonslayer”, muito embora no disco Divine Intervention você encontra os dizeres “Satan Laughs As You Eternally Rot” (”Satã Rir Enquanto Você Apodrece Eternamente”).
Sleater-Kinney – Nome da rua onde ficava o estúdio de ensaio em Lacey, Washington.
Sleeper – Título de um filme de Woody Allen.
Smack – Popularmente é usado como a onomatopéia para o barulho de um beijo estalado. Porem é também gíria para heroina.
Small Faces – Inspirado na canção do Who “I’m the Face”. “Face” (rosto) é gíria Mod para uma pessoa cheia de estilo e bem apresentada, algo importante entre os Mod’s que os destacam de sua antítese, os Rockers. Os membros eram de pouca estatura tornando-os Small (pequeno) Faces. Quando os mais altos, Rod Stewart e Ron Wood entraram na banda, o Small caiu.
Smashing Pumpkins – Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do Kiss apareceu em um sonho seu e disse “Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed!”(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de “arrasador”, não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.
Smithereens – Inspirado na célebre frase do personagem de desenho animado Yosemite Sam, “I’ll blow you varmints to smithereens”, algo tipo “Vou explodir vocês, cambada de vermes, para longe”.
Smiths – Segundo uma biografia da banda, eles queriam um nome genérico que não denunciasse nenhum estilo especifico de música. Em uma entrevista à revista inglesa X, Morrisey conta que o nome surgiu porque Smith é o nome mais comum na Inglaterra, portanto parece algo comum e pejorativo, o que caía bem com as letras deprê e com aquela ironia sem esperança da banda. (Colaborou: Kiko)
Soft Boys – Combinação de dois livros de William Burroughs, “Soft Machine” e “Wild Boys”.
Soft Machine – Nome de um livro de William Burroughs.
Sonic Youth – Combinação dos nomes de duas bandas dos anos 70, Sonic Rendezvous Orchestra e Big Youth.
Sons Of Midnight – Clube social no estilo Hellfire do Seculo XIX.
Soulfly – Alma Voa. Max Cavelera homenageou seu afilhado falecido.
Spandau Ballet – Termo nazista para designar as contorções dos judeus enquanto estavam sendo asfixiados por gás. Havia uma imensa câmara de gás na cidade de Spandau.
Speedball – A heroina quando injetada ou inalada geralmente deixa você ligeiramente enjoado nos primeiros instantes. Misturando um pouco de cocaína com a heroina você evita este enjôo. Essa mistura se chama Speedball.
Spk – “Socialist Patients Kollectiv”, violento grupo terrrorista alemão saidos de uma instuição mental no final da década de 60.
Spring Heel Jack – Refere-se à lenda de uma criatura sobrenatural que assombrava a cidade de Liverpool na época Vitoriana, assustando os cavalos e todo o povo em geral.
Squirrel Nut Zippers – Tipo de bala.
Steely Dan – Um brinquedo com formato fálico feito de metal usado para prazer sexual. Termo criado por William Burroughs no seu livro “Naked Lunch”.
Steppenwolf – “Lobo da Estepe”, nome baseado no livro homônimo do escritor alemão Herman Hesse.
Sting – Quando ainda tocava em uma banda de jazz, Gordon Summers usava uma camisa amarela com listas pretas que mais lembrava uma abelha. Seu apelido Sting (ferroada) veio dali.
Stinking Lizaveta – Essa banda da Filadélfia tirou seu nome do livro de Dostoyevski “The Brothers Karamazov.”
Stone Roses – O grupo começou com o nome de “Patrol”, mudando logo depois para “English Rose”, em homenagem à música da banda “Jam”. Em 1985, a banda combinou os nomes de seus ídolos, “English Rose” e “Rolling Stones”.
Stone Temple Pilots – Eles eram chamados de Mighty Joe Young, porem este era o nome de um cantor de blues. Gostavam do emblema do óleo de motor STP e começaram a buscar nomes com essas iniciais. Foram de Shirley Temple’s Pussy para Stereo Temple Pirates até chegarem finalmente em Stone Temple Pilots.
Stryper – Tirado de texto biblico encontrado em Isaias 53:5.
Styx – Mitológico rio que as pessoas cruzam para chegarem no inferno.
Sugar Ray – Homenagem ao boxeador Sugar Ray Leonard. Eles ensaiavam em um estúdio que pertencia ao lutador.
Superfriendz – Referente ao desenho animado “Os SuperAmigos”.
Supergrass – Grass (grama) é gíria para maconha.
Supertramp – O nome provem do livro “Autobiography Of A Supertramp”, escrito por R.E. Davies em 1910.
Swans – Cisnes. O mesmo raciocínio da banda Cinderella. O líder Michael Gira queria um nome diretamente oposto ao som brutalmente abrasivo que tocavam no inicio de carreira.
System Of A Down – O nome vem de um poema do guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down. System foi escolhida por ser uma palavra mais forte.
T. Rex – O Tiranossauro Rex é o maior animal que já pisou na terra. Marc Bolan queria que sua banda tivesse status igual.
Talking Heads – Jargão em vídeo para aquelas tomadas dos ombros para cima, muito comuns em telejornalismo.
Tangerine Dream – Sonho Tangerina. Alusão a uma viagem de acido.
Taranis – Homenageia o deus celta do trovão.
Teardrop Explodes – Frase nos quadrinhos da Marvel Comics.
Ten Years After – Dez Anos Após. Após o que? Após a explosão do fenômeno Elvis Presley.
Tesla – Tributo ao inventor Nikola Tesla. Tesla é responsável pelo desenvolvimento da corrente alternada, comunicação sem fio, radio, raio X, o Megatron – o avô do microondas e luz fosforescente. Ele também é responsável pelas teorias que levariam ao sistema de defesa hoje conhecidos por Starwars. Tesla é dono de mais de 700 patentes ao todo.
Texas – essa banda Escocesa tirou seu nome do filme “Paris, Texas”.
Texas Is The Reason – Frase tirado da canção “Bullet” dos Misfits que fala sobre o assassinato de John Kennedy.
Textículos de Mary e a Banda D’as Cachorras – O nome “Textículos de Mary” apareceu de uma história contada pela própria banda: Numa madrugada, Mary (um travesti que fazia ponto no centro de Recife) foi espancada e abandonada por quatro sujeitos até ficar ensangüentada no banheiro. Deprimida e arrasada pela situação, pegou a gilete que escondia na boca e arrancou a própria genitália, largando-a no banheiro e desaparecendo. Misturada com urina, esperma e bactérias encontradas no banheiro, a genitália sofreu uma reação e surgiram três travestis mutantes. Quando eles saem para a cidade, ficam impactados com a loucura e começam a afugentar as pessoas. Os únicos que conseguem aceitar essas três criaturas são os viciados, os meninos de rua, as prostitutas, os travestis… toda essa escória social.
They Might Be Giants – Traduzindo para “Eles Podem Ser Gigantes”. Nome de um filme com George C. Scott inspirado em um episódio do livro Dom Quixote. Seu fiel servo lhe questiona porque atacar os moinhos com sua lança, ao que Dom Queixote retruca, “Porque eles podem ser gigantes”.
Third Eye Blind – Cegueira do terceiro Olho. O terceiro olho é a intuição.
Thomas Dolby – Nome verdadeiro é Thomas Morgan Robertson. Os laboratórios Dolby o processaram.
Thomson Twins – Os Gemeos Thompson são os detetives gêmeos do desenho Tin Tin de Herge.
Those Meddling Kids – “Esses Garotos Metidos”; Frase frequentemente dita pelos vilões dos desenhos do Scooby-Doo após serem desmascarados pelos garotos.
Three Dog Night – Inspirado no costume aborigene australiano de dormir com três cães em noites estremamente frias.
Throbbing Gristle – Gíria Yorkshire para uma ereção.
To Live And Shave In L.A. – Título de filme pornô cujo nome é uma parodia do filme “To Live and Die in L.A.”.
Toad The Wet Sprocket – Nome de um quadro do Monty Python que faz graça dos nomes estranhos das bandas.
Tom Jones – Inspirado no romance “Tom Jones” de Henry Fielding.
Tones On Tail – Assistente de estúdio descobre uma série de tons no final da fita rolo durante as gravações do disco. Anota prontamente o aviso na capa do rolo, Tones on tail (Tons no rabo da fita). A banda resolve adotar o aviso como nome.
Tori Amos – Seu nome verdadeiro é Myra Ellen Amos. Uma amiga achou que Tori soaria melhor.
Toto – Segundo a versão oficial: “Quando estávamos pensando num nome pra banda, dissemos: precisamos de um nome como Toto, bem simples, fácil de lembrar e facilmente identificável em qualquer língua, na qual se você ouvir uma vez, você vai se lembrar pra sempre.”
Toxic Holiday – Feriado Tóxico. O baterista procurava no dicionario um nome para a banda. Leu alto a palavra Toxicology. O baixista entendeu Toxic Holiday.
Troggs – O nome vem da palavra “Troglodyte” (Troglodita).
Tru Smoke Diezel – Nome de um caminhão de brinquedo. Chamavam-se Monster-X mas tiveram problemas com direitos autorais.
Tuscadero – Pinkie Tuscadero era a namorada do Fonzie, personagem do seriado “Happy Days”, muito popular nos anos 70.
Twisted Sister – Irmã Depravada.
U2 – Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, “You Too”, Você Também.
UB40 – O grupo foi formado reunindo vários desempregados. UB são as iniciais de Unemployment Benefit, ou seja, assistência ao desemprego, existente na Inglaterra. UB40 é o nome do formulário para solicitar o beneficio.
Ultraje à Rigor – Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? O traje a rigor?”
Ultravox – Latim para “A maior voz”.
Urge Overkill – Nome de uma música do Parliament.
Uriah Heep – Personagem do livro “David Copperfield” escrito por charles Dickens. Já o nome do personagem foi baseado no nome de um ser mitológico, espécie de duende.
Urusei Yatsura – Animação japonesa.
Van Halen – Trata-se realmente do sobrenome dos irmãos fundadores da banda, descendentes de Holandeses.
Velvet Underground – Nome de livro sobre hábitos sexuais bizarros da sociedade americana. Antes a banda se chamou “Primitives” e “Warlocks”.
Venon – Veneno de Cobra.
Veruca Salt – Personagem do livro “Charlie and the Chocolate Factory” que originou o filme “Willie Wonka and the Chocolate Factory” (Willie Wonka e a Fábrica de Chocolate).
Verve – O “The” pertence ao nome para evitar problema legais com a gravadora Verve. A palavra Verve quer dizer talento.
Voluptuous Horror Of Karen Black – Referencia a modelo e atriz Karen Black e suas participações em filme de terror.
W.A.S.P. – Famoso acrônimo para “White Anglo Saxon Protestant” (”Protestante Anglo-Saxão Branco”) que representa o americano “comum”. A banda acena com “We Are Sex Perverts” (”Nós Somos Pervertidos Sexuais”).
Walt Mink – Nome do professor de psicologia de um membro da banda.
Warm Jets – Tirado da música “Here Come the Warm Jets” de Brian Eno.
Weezer – Apelido dos tempos de escola do vocalista/guitarrista Rivers Cuomo que fazia barulhos quando respirava por conta de sua asma.
White Cross – Nome dado para certa anfetamina.
White Flag – Outra paródia do Black Flag.
White Zombie – Título de filme B estrelado por Bela Lugosi.
Who – Eles se chamavam The High Numbers e chegaram a lançar um compacto assim embora insatisfeitos com o nome. A lenda conta que o pessoal estava bombardeando nomes possíveis até que alguém que já estava ficando surdo para as idéias, retrucou “Os Quem?”
Wings – Paul McCartney bolou o nome enquanto aguardava em uma das asas do hospital onde Linda dava a luz a um dos seus filhos.
Wolfman Jack – O último dos grandes disc jockey’s americanos tirou seu nome inspirado em Howlin’ Wolf.
XTC – Forma de escrever “êxtase”. Nenhuma relação com a droga que só apareceu muitos anos depois da banda.
Yes – Segundo Jon Anderson: “Queríamos uma palavra que inspirasse uma forte convicção no que estávamos fazendo. Tínhamos que ter um título forte e correto para a banda”.
Zephyr – Deus dos ventos ocidentais na mitologia grega. Tommy Bolin tocava nesta banda antes de se juntar ao Deep Puple.
Zos Kia – título de escritos de Austin Osman Spare, considerado bruxo, muito comparado ao mais famoso Aleister Crowley.
ZZ Top – De acordo com o livro “Z.Z Top: Bad and Worldwide”, o nome foi inspirado num poster do bluesman texano chamado Z.Z. Hill. Queriam também um nome que sugerisse o melhor (”top”).