quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ranato Russo - Um Caso A Parte.


Vou falar um pouco sobre um cantor e compositor que particularmente sou muito fã dele, vou falar sobre Renato Russo.
Renato Manfredini Junior, conhecido como Renato Russo, é um dos mais importantes nomes do Rock nacional. Nasceu 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro e morou no rio até seus 6 anos de idade ,inclusive nesta idade já havia escrito uma redação que ja chamou atenção, redação chamada "Casa velha,em ruínas...". Em 1967 Renato e sua familia se mudaram para Nova York,pois seu pai que trabalhava no Banco do Brasil foi transferido para uma agência em Nova York. Aos nove anos,ou seja, em 1969 Renato e sua familia voltaram para o Rio de Janeiro.
Ja na sua adolescência, Renato e sua familia se mudaram para Brasilia ( podemos perceber isso nas musicas do Legião Urbana, onde Renato cita a cidade de Brasilia em algumas musicas.) e aos 15 anos foi diagnosticado com epifisiólise,uma doença óssea. Foi nesse período em que Renato passou por cirurgia e ficando 6 meses de cama sem movimento nenhum quase, que ele se dedicou a musica. Aos 18 anos Renato Russo contou a sua mãe que era bissexual, e em 1988 assumiu publicamente.
Antes do Legião Urbana, Renato Russo era da banda Aborto Elétrico junto com os irmãos Fê e Flavio Lemo,e também André Pretorius. Nesta banda Renato aprendeu e apresentava um estilo voltado mais para o Punk, mas essa fase durou apenas 4 anos de 1978 a 1982, quando a banda acabou por causa das brigas entre Renato e Fê Lemos. A banda Aborto Elétrico foi o que deu inicio ao Capital Inicial e ao Legião Urbana. Após o termino da banda, Renato seguiu carreira solo por alguns meses tornando-se o "Trovador solitário",isso claro até Renato se juntar com Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná e Paulo Guimarães, formando assim o Legião Urbana. Porem essa formação durou apenas nos primeiros shows,porque Eduardo Paraná e Paulo Guimarães saíram da banda, então a vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto irmão de Dinho Ouro Preto, mas Ico-Ouro Preto ficou no Legião até o inicio de 1983, entrando assim na Banda definitivamente Dado Villa-Lobos, dando origem a formação clássica do Legião Urbana.
Em 11 de outubro de 1996 morre Renato Russo, o Poeta do Rock. Morreu com apenas 45 quilos, devido a complicações causadas pela Aids, seu corpo foi cremado e suas cinzas foram jogadas sobre o jardim do sitio Roberto Burle Marx.
Resumindo tudo, Renato Russo foi e ainda é um dos maiores nomes do Rock Nacional, com suas letras marcantes, letras que representam a situação social do Brasil na época do Legião e também a situação atual. Renato foi um formador de opniões, era considerado como um Deus por alguns fãs, surgindo assim a expressão "Religião Urbana", embora Renato não concordasse com tal expressão.
Eu gostaria de ter sido adolescente na época de Renato Russo, na Época do Legião Urbana. Não nesta época de agora, onde não há idolos, adolescente não tem formação de opnião, apenas seguem "modinhas" por mais ridículas que sejam. Eu gostaria que houvesse um "Renato" da minha época, e por mais que não houvesse, eu gostaria pelo menos que adolescentes começassem a pensar e começar prestar atenção em letras de musicas, e não apenas gostar do que a maioria gosta. Enfim, Renato Russo ,o Poeta do Rock presenteou e ainda nos presenteia com suas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário